Eu ajudo a mudar!

sábado, 11 de junho de 2011

Bueno de Andrada promove hoje e amanhã o II Festival Delícias do Milho

O Distrito de Bueno de Andrada recebe hoje e amanhã a segunda edição do Festival Delícias do Milho. A expectativa é atrair 40 mil pessoas no final de semana. Segundo o Prefeito Marcelo Barbieri - PMDB, com a realização do festival, Bueno de Andrada reafirma sua vocação para o turismo gastronômico. O público que comparecer ao Distrito neste sábado e domingo das 10h00 às 24h00, será recepcionado por Fernanda Catelani, Rainha do Festival; Suellen Neves e Julia Amorim, respectivamente 1ª e 2ª princesas.

As barracas na Praça Central irão oferecer todos os pratos típicos feitos com milho, entre eles, curau, pamonha e bolo. O prato de destaque é o “Trem de Milho”, feito exclusivamente para o evento. A receita tradicional espanhola é produzida com milho verde, recheios opcionais de carne seca ou frango e mussarela, cebolinha verde, acompanhada de bolinhos de milho. Conforme o idealizador do Festival, 
Théo Bratfisch, os participantes da área de alimentação passam por cursos de capacitação profissional para garantir produtos de qualidade. “Todos participam de palestras sobre noções de higiene na manipulação de alimentos, seguindo normas técnicas da Vigilância Sanitária”, afirma.

No Festival Delícias do Milho, o publico poderá assistir a apresentação do “Casamento Caipira” encenado pelo grupo de teatro Entre Atos, no sábado e domingo, a partir das 13h00. Na parte musical se apresenta no sábado, a dupla Roberto e Cristiano, às 21h00. No domingo, o grupo Viola Cabocla, às 18h00 e da dupla João Carlos e Bruno, às 20h00. O evento também terá feirinha de artesanato, parque inflável, trenzinho animado, passeio de bonde com pônei e lojinha AAPA. O Festival Delícias do Milho conta com apoio logístico da Subprefeitura de Bueno de Andrada, em parceria com SESC/SP, Centro Paula Souza, SEBRAE/SP, ITESP, FAESP/SENAR e Sindicato Rural de Araraquara, entre outras instituições e empresas.


Confira aqui no Blog Morada News em breve as fotos do Festival do Milho em Bueno de Andrada.

Fonte: Agenciara.com
Fotos: Prefeitura de Araraquara

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hoje tem Feirinha de Adoção de Animais Carentes no Supermercado Ricoy

Acontece hoje mais uma edição da Feirinha de Adoção de Animais Carentes, realizada pela Gerência de Saúde Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio e a participação de associações protetoras de animais de Araraquara. O evento será realizado no Supermercado Ricoy, das 09h00 às 13h00. São aproximadamente 20 filhotes de cães e 10 de gatos, que estarão disponíveis para adoção, além de quatro cães adultos vítimas de maus tratos.

O objetivo da Feirinha de Adoção de Animais Carentes é encontrar novos lares para cães que foram abandonados ou perdidos e também alertar para a posse responsável. As associações protetoras de animais lembram que abandonar animal é crime, de acordo com a Lei Federal 9605/98. Os voluntários das associações, durante a Feirinha, divulgam informações sobre a posse responsável, mostrando aos interessados que a adoção é um ato de responsabilidade.

Para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 18 anos, apresentar RG, comprovante de endereço e se comprometer a castrar o animal adotado. Os interessados em adotar gatinhos devem levar uma caixa para transporte do animal; já para adoção de cachorros devem levar coleira e guia. Os animais adotados serão todos vermifugados. O Supermercado Ricoy fica na Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira/Via Expressa, 2787.


Fonte: Agenciara.com
Foto: Internet  

Ventos derrubam muros de escola em Rincão e aulas são suspensas

 
Após um dia de trégua, a chuva voltou a provocar transtornos em São Carlos e região ONTEM, 09 de junho. Em Rincão, os ventos derrubaram dois muros de aproximadamente 15 metros da Escola Estadual Comendador Pedro Morgante, no Parque dos Estados. As aulas da tarde e da noite foram suspensas. Ninguém ficou ferido.

Mais estragos no Jardim Bela Vista, onde a queda de uma árvore atrapalhou o trânsito. Outra árvore caiu sobre um carro, que estava vazio. A ventania também destelhou casas e danificou antenas parabólicas. Em São Carlos, já choveu 18 milímetros este mês. É quase o total de chuva de junho inteiro do ano passado. O frio também incomodou. À tarde, os termômetros chegaram a marcar onze graus.

A Defesa Civil enviou e-mail e torpedo alertando sobre a previsão do tempo. Quem ainda não recebe estas informações pode se cadastrar pelo número 199, principalmente moradores de áreas de risco. Na terça, as rajadas de vento e o temporal deixaram 12 mil pessoas sem energia, o que interrompeu o abastecimento de água em 11 bairros. Uma família ficou desalojada no Antenor Garcia. A situação foi normalizada somente na quarta à noite.


Fonte: Agenciara.com

Formação de qualidade para uma vida sustentável




Sustentabilidade. A palavra, cada vez mais, ganha atenção nas salas de aula, por conta da urgente preocupação com o futuro do planeta e da humanidade. Esse será o enfoque da educadora Silvana Pepe na palestra que apresentará no 10º Congresso Internacional de Educação da LBV, que ocorre de 29 de junho a 1º de julho, na capital paulista.

Especialista na área de Orientação Educacional e Administração Escolar, com vasta experiência em sustentabilidade pessoal, profissional e organizacional, a palestrante levará ao público informações sobre como trabalhar melhor o assunto com as novas gerações. “Se eu parar para pensar que, como educador, sou formador de mentes humanas, vou entender que esse adolescente está me vendo como alguém [que é] modelo para ele (...). Uma das questões que vou abordar é a importância de conseguirmos realmente ser este modelo, e aí repensarmos as nossas ações, as nossas atitudes. Isso não serve só para o professor. Isso é para pais, também educadores (...). Nós somos as setas que indicam o caminho, mas temos de estar apontando para a direção exata, senão ele [o jovem] pode pegar o caminho errado”, explica Silvana.

A programação do congresso de educação da Legião da Boa Vontade (LBV) contempla painéis com conceituados profissionais da área e oficinas pedagógicas, sob o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”. Para inscrições e/ou informações, acesse o hotsite www.boavontade.com/congressodeeducacao ou ligue para os tels. (11) 3361-6078 e 3225-4590.

Serviço

Evento: 10º Congresso Internacional de Educação da LBV
Datas: 29 e 30 de junho e 1º de julho
Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto
Endereço: Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP
Informações: www.boavontade.com/congressodeeducacao ou (11) 3361-6078 e 3225-4590 
 
 
 
 
Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara/SP

Reflexão de Boa Vontade Dia dos Namorados

Dedico aos que se amam – e os enamorados pela vida também estão incluídos – trecho de uma prece ecumênica que proferi, de improviso, na Super Rede Boa Vontade de Rádio*:

Ó Jesus, cuja misericórdia nos sustenta, hoje o nosso pedido é em favor daqueles que se amam, se unem, se casam, que pela força do Amor enfrentam as dificuldades do caminho, criam seus filhos – se os têm – e avançam na direção de Deus, o Amor Supremo que liga realmente os corações dos que se amam.

Amor é medicina para a Alma. É o segredo do sucesso permanente. Amor, ensinamento do Cristo Ecumênico, é, nesta definição do Apóstolo Pedro (I-4:8), o poder que "cobre uma multidão de pecados", isto é, quem age em função dele transforma seus erros e os dos demais em semente para tempos melhores; constrói a segurança que o mundo, por desfazer do Amor, não consegue realizar ainda. O segredo está em saber amar na medida deixada por Ti, Jesus, para todos os povos, porque o Amor derruba as fronteiras. É a maior força da Vida. É o que sustenta todas as obras de Boa Vontade. Que nos impede de claudicar. Que nos alimenta e nos dá força, afastando de nós as carências.


É ele, o Amor, que vibra nas nossas almas, que mantém juntos os que realmente se respeitam. Por isso, se amam, e amam-se porque se respeitam. Para todos esses, sem exceção, o nosso pedido a Deus, ao Cristo e ao Espírito Santo para que se realizem no Amor eternamente.



* Super Rede Boa Vontade de Rádio — Trata-se da rede radiofônica criada por Paiva Netto, que hoje conta com emissoras interligadas via satélite e conectadas permanentemente à internet ( www.boavontade.com).
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com
 
 
 
 
Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara/SP 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tudo muito rápido

Motivo de grande preocupação no mundo têm sido as bactérias que se tornam cada vez mais resistentes aos antibióticos. Um exemplo é a letal Escherichia coli (E. coli) Entero-hemorrágica (EHEC) que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por intermédio dos sedimentos ou por via oral. O surto dos últimos dias, originado na Alemanha, até o fechamento desta edição, já havia deixado 22 mortos e aproximadamente 2.000 contaminados na Europa e nos Estados Unidos.

As providências de proteção das massas precisam verdadeiramente ser ágeis, sensatas e certeiras. Hoje, é tudo muito rápido. Recordo-me do que publiquei em “Apocalipse sem medo” (2000), no qual comento, entre outros pontos, situações como a que vivenciamos:

Numa época em que, pelo avanço da tecnologia, as expectativas de produção ficam ultrapassadas, a penúria é realmente um escárnio.

Anacronicamente, nunca o mundo conheceu por um lado tanta fartura e por outro tamanha privação. E isso poderá arrastar o planeta a nova série de guerras e epidemias impensadas. Os ônibus, os caminhões, os navios, os aviões, estão aí para espalhá-las.



Plano Brasil sem Miséria


Integrantes da LBV compareceram, na quinta-feira, 2/6, ao lançamento do Plano Brasil sem Miséria, no Palácio do Planalto, quando puderam cumprimentar a presidenta Dilma Rousseff e a ministra Tereza Campello.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o programa objetiva retirar 16 milhões de brasileiros da situação de pobreza extrema, cuja renda familiar, dividida entre seus membros, não ultrapassa os R$ 70 mensais por pessoa.

Que a iniciativa alcance o sucesso almejado. Afinal, nosso povo merece um amanhã mais feliz.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com
 
 
Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara-SP 

Gleisi Hoffmann é convidada por Dilma para a Casa Civil, diz nota

A senadora Gleisi Hoffmann – PT/PR, mulher do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foi convidada pela Presidente Dilma Rousseff para assumir a chefia da Casa Civil no lugar de Antonio Palocci, informou nota do Palácio do Planalto.

De acordo com o Planalto, Dilma fez o convite a Hoffmann pessoalmente em uma reunião no gabinete presidencial. O encontro ocorreu logo depois de Palocci entregar à presidente carta de afastamento. A reunião de Dilma com Palocci durou pouco mais de uma hora.

Gleisi Hoffmann é formada em Direito na Faculdade de Direito de Curitiba. Ela é filiada ao PT desde 1989. Em 2002, após integrar a equipe de transição do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi indicada para a diretoria financeira da Itaipu Binacional, cargo que ocupou até 2006. Em 2008, Hoffmann foi presidente do PT no Paraná e, em 2010, se elegeu senadora da República.

A íntegra da nota é a seguinte:
"A Presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu na tarde de hoje carta em que o Ministro Antonio Palocci solicita demissão da chefia da Casa Civil da Presidência da República. A Presidente aceitou e lamenta a perda de tão importante colaborador. A Presidenta destacou a valiosa participação de Antonio Palocci em seu governo e agradece os inestimáveis serviços que prestou ao governo e ao país. Também hoje, a Presidenta convidou a senadora Gleisi Hoffmann para ocupar a chefia da Casa Civil da Presidência da República". Palocci

O Ministro Palocci pediu afastamento do cargo na noite desta terça-feira, 07. O ministro deixou o cargo quase um mês após a publicação de uma reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” segundo a qual ele teve o patrimônio aumentado em 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era Deputado Federal. Apesar de o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, ter decidido ontem, 06, arquivar representações contra protocoladas pela oposição contra Palocci, o desgaste político do governo com o caso continuou. Após seis meses de governo, Palocci é o primeiro ministro da gestão de Dilma a deixar o cargo.

Fonte: Agenciara.com - G1.com

Ferroviária apresenta mais dois jogadores para reforçar o elenco

A diretoria da Ferroviária apresentou ontem, o meio-campista Marcelinho, que disputou a Série A-2 deste ano pelo Rio Claro e o lateral-direito Emerson, de 27 anos, que estava no União Barbarense com o Técnico Paulo Cézar Catanoce. Os dois jogadores assinaram contrato e iniciam os treinos físicos com o restante do elenco hoje.

Com 29 anos e passagens por times de São Paulo e Distrito Federal, Marcelinho chega a Araraquara para buscar seu terceiro acesso no futebol paulista. Ele subiu à Série A-1 em 2006, com o Rio Claro, e em 2009, defendendo o Monte Azul.

"Não vejo a hora de começar a trabalhar e voltar a jogar. Nunca faltou raça na minha carreira e sei que essa é uma das minhas principais virtudes. Espero colher muitos frutos aqui na Ferroviária, principalmente o acesso", comentou Marcelinho.

Emerson se destacou em clubes do interior como Rio Branco e América, além de conquistar um acesso à elite do futebol paranaense com o Toledo-PR, em 2005. "Primeiramente é um prazer defender a Ferroviária. Já conheço o Professor Paulo – Catanoce - e espero contribuir da maneira que ele desejar. Acredito que dentro de 15 dias estarei pronto fisicamente para atuar", comentou.

Fichas técnicas de Marcelinho e Emerson:

Nome: Marcelo Ferreira Marinho
Nome de escalação: Marcelinho
Posição: Meio-campo
Data de Nascimento: 28/12/1981
Naturalidade: Brasília/DF
Peso: 76kg
Altura: 1,64m
Pé dominante: Direito
Clubes: Montes Claros-MG, CFZ/DF, Rio Claro/SP, Botafogo/SP, Monte Azul/SP, Mirassol/SP, Botafogo/DF, Ri
o Claro/SP e Ferroviária/SP


Nome: Emerson dos Santos
Nome de escalação: Emerson
Posição: Lateral-direito
Data de Nascimento: 18/03/1984
Naturalidade: Invinhema/MS
Peso: 69kg
Altura: 1,73m
Pé dominante: Direito
Clubes: Paulista/SP, Rio Branco/SP, América/SP, Toledo/PR, SEV Hortolândia/SP, Jaguaré/ES, Rio Branco/ES, União Barbarense/SP e Ferroviária/SP


Fonte: Agenciara.com
Fotos: Leonardo Fermiano / Assessoria de Imprensa da Ferroviaria

Coronel Carrera renuncia Presidência da CTA por motivos de saúde

O Presidente da CTA, Coronel Joel Marco Carrera entregou, no início da noite de ontem, 07 de junho, uma carta de renúncia do cargo da Companhia. O afastamento foi motivado por problemas de saúde. O Atestado Médico aponta quadro depressivo ansioso com sintomas de estresse pós-traumático, com “somatizações graves como descompensação diabética e isquemia cerebral transitória”, conforme o laudo.

Segundo o Prefeito Marcelo Barbieri, seu Governo perde “um grande colaborador”. Carrera teve uma atuação exemplar apresentando excelentes resultados, primeiramente como Secretário Municipal de Trânsito e posteriormente na CTA. “Foi o responsável pela implantação da Secretaria e de importantes projetos, como as modificações na Avenida 36 - Padre Francisco Sales Culturato - e as melhorias na Rotatória das Roseiras”, argumentou. A gestão de Carrera à frente da CTA culminou na compra de 10 novos ônibus. A empresa deixa também 12 terrenos em fase de escrituração para serem licitados, o que vai permitir aumentar ainda mais a frota de veículos de transporte coletivo. 
Desejo a ele um ótimo tratamento e expresso meu sentimento de gratidão por todas as suas realizações”, declarou Marcelo. Conforme Marcelo, ainda não foi definido o nome do substituto, mas que deverá convocar uma Assembléia com a diretoria da CTA na próxima semana. “Sinto-me feliz por ter colaborado com o trabalho que o Prefeito Marcelo Barbieri está fazendo por Araraquara. Realizamos importantes projetos graças às condições que o Prefeito nos deu”, assinalou Carrera


Fonte Agenciara.com
Foto: Assessoria da Prefeitura

CNM apresenta reivindicações à ANEEL em relação aos ativos de iluminação pública

O Movimento Municipalista solicita a suspensão do artigo 218 da Resolução 414/2010, que passa para as prefeituras a responsabilidade dos ativos de iluminação pública até setembro de 2012.

Em reunião com deputados da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, e de diretores e técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o Presidente da Confederação Nacional de Municípios - CNM, Paulo Ziulkoski, ponderou: "as entidades de representação municipalista reconhecidas não foram convidadas a debater o tema".

“Nós - as entidades que representam o movimento - tivemos que recorrer, com a ajuda dos deputados, a uma decisão já tomada. Um fato consumado” disse Ziulkoski ao se queixar que a Agência não busca ouvir os municípios. Os representantes da Frente Nacional de Prefeitos - FNP – Prefeita de Ribeirão Preto/SP, Darcy Ribeiro, e os assessores que também prestigiaram o encontro, concordaram com o discurso.

Ziulkoski questiona que nem o fato de serem os maiores consumidores de energia do País faz com que os municípios tenham acesso a ANEEL. “Se somar todo consumo de todas as prefeituras do País, tenho a impressão de que seja a maior consumidora de energia do País”, avalia. Por este motivo, a CNM já havia protocolado no inicio do mês de junho as reivindicações junto a Aneel por meio de ofício. Mesmo assim, o presidente da CNM voltou a apresentá-las e manifestou o desejo da Confederação em criar uma parceria com a Agência para que os municípios acompanhem de perto as decisões tomadas.

Apesar de ouvirem atentamente as solicitações e de se manifestarem totalmente abertos a esta parceria – e a uma solução aos problemas que já estão sendo causados nos municípios –, os diretores da ANEEL não definiram qual será a ação da entidade em relação ao artigo. Os parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara que participaram da reunião manifestaram apoio os municípios e salientaram que não dá mais para lançar encargos sobre as prefeituras que, em sua grande maioria, estão com as contas sobrecarregadas. Neste contexto, a CNM anunciou que vai manter as prefeituras em alerta para que não assinem nenhum novo contrato com as concessionárias de energia elétrica até de que uma definição seja anunciada. As reivindicações da CNM são:
- Que o artigo 218 da Resolução Normativa 414/2010 (que trata da transferência dos ativos de iluminação pública) tenha sua vigência suspensa até que Aneel discuta com a CNM e a FNP uma nova redação para esse dispositivo com vistas a evitar um enorme prejuízo aos Municípios;
- A manutenção do ponto de entrega ao sistema padronizado de iluminação pública, no bulbo da lâmpada, até que se discuta uma nova redação para o artigo;
- Que a ANEEL determine às distribuidoras que prestam aos Municípios o serviço de iluminação pública através de seus “sistemas padronizados”, que se abstenham de incluir nas faturas mensais das prefeituras, as perdas dos reatores;
- Que a ANEEL determine às distribuidoras que juntem no primeiro mês de cada ano na fatura de iluminação pública, por estimativa, o relatório individualizado das potências que as compõem, bem como, a cada mês em que houver considerável alteração;
- Acesso para a CNM dos dados que a ANEEL dispõe sobre a iluminação pública (Municípios que instituíram a CIP, que já são responsáveis pelos ativos e etc.

Fonte: Agenciara.com /CNM

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Oficinas de reciclagem marcam Semana do Meio Ambiente


Com objetivo de despertar a atenção para a questão da reciclagem, a artesã Vanessa Wentzel proporcionou neste sábado (4/6) aos visitantes da exposição da Semana do Meio Ambiente, na Concha Acústica, em Brasília, uma aula de como usar a criatividade e a imaginação para dar nova função e forma a materiais que seriam descartados.

A atividade integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5/6). Na oficina de reciclagem de garrafas PET, Vanessa mostrou aos participantes técnicas de reaproveitamento do material por meio de confecção de flores e borboletas artesanais. Para isso, utilizou garrafas de refrigerente de dois litros, tecidos de algodão e cola.


A artesã explicou que, colocando a criatividade em ação, diversos materiais podem ser produzidos, como porta-objeto, candelabro, brinquedos e peças de artesanato. Ao final, todos que participaram levaram suas confecções para casa e uma sacola retornável de brinde.


Vanessa ensinou também a fazer um modelo de porta moedas customizado com caixa de leite. Para isso, utilizou apenas dobraduras, após ter cortado a parte de cima da embalagem, que ainda foi reaproveitada para fazer a aba de fecho do porta moedas com finalização em velcro. O produto final foi revestido com tecido colorido, dando forma e acabamento ao acessório. De acordo com a artesã, com a caixa de leite ainda é possível fazer bolsas artesanais e carteiras de mão para festa.

Crochê de sacolas plásticas - Já a artesã Margareth Sabóia apresentou técnicas de trabalhos de crochê de sacolas plásticas, que são cortadas e transformadas em um grande fio, torcido e enrolado nos dedos até formar um novelo. A partir desse ponto, é só usar a técnica tradicional do crochê para produzir sacolas, bolsas, carteiras e outros acessórios. A dica da Margareth é sempre molhar a ponta da agulha em óleo para evitar que o plástico grude na mão.


Além das sacolas plásticas, é possível reutilizar sacos de fralda, de jornal, de verdura, de papel higiênico, de revista, de travesseiro, de pão de forma, enfim, todo tipo de saco. Basta utilizar em uma peça sempre o mesmo tipo de saco, com a mesma espessura, para que não dê diferença no produto final.




Fonte: http://www.mma.gov.br

domingo, 5 de junho de 2011

Caros internautas na semana do Meio Ambiente o Blog Morada News modifica o seu layout e também publicará matérias especial sobre a semana do Meio Ambiente.

Mande a sua sugestão para nós.

blogmoradanews@gmail.com

Muito Obrigado por acessar o Blog

Legião da Boa Vontade na Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado neste domingo, 5. A data foi estabelecida em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pois marcava a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, e visa lembrar a todos a importância da conscientização e da preservação ambiental.

Com este mesmo propósito, a Legião da Boa Vontade (LBV) atua, durante todo o ano, em suas Escolas e Centros Comunitários de Assistência Social em todo o Brasil, por meio de projetos, palestras e passeios ecológicos, para mostrar, na prática, a urgente necessidade de preservar o nosso Planeta. Desta forma, Instituição trabalha a conscientização dos atendidos para que estes contribuam na construção de um mundo melhor, onde o Meio Ambiente seja respeitado como deve ser. Vale destacar que as iniciativas da LBV são fundamentadas em importante tese do escritor Paiva Netto: "A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana".

Por ocasião da Semana do Meio Ambiente, as atividades se intensificam. Cada Unidade da LBV criou sua própria programação, que valoriza a sustentabilidade e a criatividade no cuidado com a Natureza, além de ampliar o contato de crianças, jovens, adultos e idosos com o Meio Ambiente. Você, internauta, poderá acompanhar, ao longo da semana, registro fotográfico das atividades.

Um amplo repertório de atividades em todo o País contempla passeios e trilhas ecológicas a zoológicos, bosques e parques; plantação de sementes e mudas de árvores, como o histórico pau-brasil; palestras com ambientalistas; visitas a cooperativas de reciclagem e departamentos de coleta seletiva; e realização de oficinas de arte e cultura sobre o tema. A reciclagem também estará presente. Serão utilizados materiais recicláveis para a confecção de trajes de quadrilha.

Fique por dentro das ações da Legião da Boa Vontade acessando a página oficial da Instituição no Facebook e no Twitter
 
Acompanhe aqui no Blog Morada News as atividades realizadas na semana do Meio Ambiente pela Legião da Boa Vontade em Araraquara.

Servente é preso acusado de aliciar menina de 11 anos no Parque São Paulo

Um servente de pedreiro de 56 anos foi preso em flagrante, acusado de abusar sexualmente de uma menina de apenas 11 anos. A suspeita é de que o crime ocorria em terrenos baldios próximos à Avenida Antônio Silva Cunha Bueno, no Parque São Paulo, em Araraquara. A garota, que admitiu ter sido molestada, era vizinha do homem. O assédio era cometido por meio de prendas como chicletes e dinheiro. O caso estaria ocorrendo há meses.

O servente diz estar morando em Araraquara há oito meses, depois de deixar a cidade natal, Cortês, em Pernambuco. No Parque São Paulo, passou a morar na casa da mãe. Ele admite ter assediado a menina quatro ou cinco vezes. Também confessou tê-la acariciado e beijado e dado chiclete e dinheiro "em troca de carinho". No entanto, nega ter mantido relações sexuais com a criança.

A menina, que foi abandonada pela mãe em Brotas e, desde 2009, mora com a avó paterna, diz que o servente a abordava na rua há mais de um ano. Ela não confirmou a relação sexual, mas declarou ter sido assediada. A avó da menina, cujo nome não foi revelado, desconhecia o abuso, mas desconfiou de que havia algo errado porque era comum a neta aparecer em casa com dinheiro.

Quando foi preso, o servente mantinha alguns chicletes no bolso e um preservativo. O acusado confirmou que daria o doce à menina. Ele só não explicou porque carregava o preservativo. A delegada Meirelene de Castro, da Delegacia de Defesa da Mulher - DDM, diz que, apesar do flagrante de estupro de vulnerável - válido quando existe o ato libidinoso -, a investigação vai continuar para que mais testemunhas sejam ouvidas antes de enviar o caso à Justiça. O servente foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória - CDP de Serra Azul, na região de Ribeirão Preto. O presídio é destinado a homens acusados de crimes sexuais.
 

Candidata de Marília vence o Miss SP 2011; candidata de Araraquara ficou em 2º lugar

A estudante Rafaela Butareli, de 22 anos, venceu o Miss São Paulo 2011, realizado na noite de  ontem, 04, no Memorial da América Latina, na Zona Oeste de São Paulo.

A jovem representante de Marília, no interior de SP, venceu as 39 outras candidatas, e ganhou, além da oportunidade de representar o estado no Miss Brasil, um carro 0km, R$ 10 mil em roupas e um curso de inglês. “Dedico essa vitória a minha família, que me apoiou desde o início”, disse Rafaela, emocionada.

Em segundo lugar ficou a Miss Araraquara, Mariane Silvestre, de 19 anos, entre as mulheres mais bonitas do Estado. Mariane começou a competição como favorita.

Um dos jurados do concurso, que não pode ser identificado, afirmou, pouco antes do início do evento, que a candidata da cidade tinha grandes chances de levar a faixa, e garantiu que a araraquarense pode se destacar como modelo internacional.

Como segunda colocada, Mariane conquistou uma viagem com acompanhante para um destino da América Latina. Além de Mariane, as representantes de Américo Brasiliense, Rafaela Martins, e São Carlos, Ana Paula Nardi, eram araraquarenses, o que aumentou as chances da cidade no concurso.

Rafaela chegou a ficar entre as 12 finalistas na cerimônia, já a candidata de São Carlos foi apenas classificada entre as 27 que concorriam ao título. Em terceiro lugar, ficou a modelo Nathália Bernardes, 20, representante de Mairiporã. O evento foi realizado pela Band.

II Festival Delícias do Milho de 11 e 12 de junho

O II Festival Delícias do Milho, de 11 e 12 de junho, acontece das 10h00 às 24h00, no Distrito de Bueno de Andrada. Entre as delícias do milho verde tem, torta, pudim e trufa de milho; suco de milho verde; curau; pamonha doce e salgada; bolo de milho; milho assado e cozido, além de várias opções de comidas típicas tradicionais na área de alimentação externa. Os adultos podem apreciar a batida de milho verde e quentão com cachaça de milho.

São 15 barracas típicas com comidas de milho na área de alimentação do evento. Os trabalhadores na área de alimentação fizeram o curso de comidas típicas promovido em parceira com o Centro Paula Souza. Experimente o delicioso prato típico: Trem de Milho, similar da cozinha espanhola, feito de milho verde com carne seca ou frango, queijo mussarela, cebolinha verde e acompanha bolinhos de milho.

Programação
Entrada Gratuita
Barracas de comidas típicas de milho verde.
Prato típico: Trem de Milho
Chopp Artesanal
Diversão para toda a família !
Concurso de Quadrilha Junina - sábado | 10h00 às 15h00 e domingo | 14h00
Parque Inflável
Trenzinho animado
Artesanato
Caranava Sertaneja
Sábado e Domingo | 15h00 - Roberto e Christiano
Sábado | 21h00 - Grupo Viola Cabocla
Domingo | 18h00 - João Carlos & Bruno
Missa na Capela
Sábado | 19h30
Show Pirotécnico | Fogos de Artifício - sábado | 20h30
Passeio de bonde com pônei
Lojinha da AAPA
Transporte Público | Terminal de Integração


Fonte: Agenciara.com e Prefeitura Municipal de Araraquara

23ª Semana Luiz Antônio chega com mais de 20 espetáculos e programação complementar

Os “Olhares Múltiplos” conduzem a programação da 23ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa - Festival de Teatro - SLAMC, em Araraquara, de 17 a 26 de junho. Com realização da Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART em parcerias com SESC, SESI, SENAC e Oficinas Culturais Lélia Abramo do Governo do Estado de São Paulo, a SLAMC chega com mais de 20 espetáculos teatrais e uma grande programação complementar.

A programação será aberta no dia 17 de junho, às 20h30 com a “A História de Édipo”, recontada de uma maneira contemporânea, na Praça Pedro de Toledo, pelo grupo mineiro Teatro Andante. A história é uma das mais montadas no teatro em todos os países do mundo e, apesar de ser uma história tão antiga, o Teatro Andante procura contá-la de maneira bem moderna, com figurinos contemporâneos, música tocada ao vivo e fogos de artifício.

A SLAMC traz uma programação complementar, que vai além dos espetáculos agendados: oficina, show, café de investigação, bate-papo e mesas redondas, a exposição fotográfica “Interiolhar”, de Maribel Santos, com 32 fotos de cenas de teatro, dança e música, no Teatro Municipal - dia 17. No dia 17, ainda, haverá o espetáculo “O Horácio”, do dramaturgo alemão Heiner Müller, às 23h59, no saguão do Teatro Municipal, com a X Turma de Teatro, do Centro Universitário Barão de Mauá. O experimento foi criado durante realização da disciplina Interpretação II - Teatro Narrativo, ministrada pelo Professor Carlos Canhameiro, com coordenação de Mirian Fontana.

No dia 18, a SLAMC apresenta uma programação intensa, que se inicia às 09h30, no SESC, com Cláudio Dias e Marcelo Souza e Silva, da Cia Luna Lunera - MG, na oficina “O Ator Criador”. São 20 vagas e as inscrições podem ser realizadas na Central de Atendimento do SESC. Estão reservadas duas atividades na Biblioteca Municipal Mário de Andrade: “Miguilins de Codisburgo”, às 16h00, e “Personagens de Porão - uma aventura infantil”, às 22hoo - este último destinado a crianças com idade entre 8 e 10 anos; inscrições pelo fone 16 3332-0777. “Miguilins de Codisburgo” apresenta narrativas de trechos do lírico conto “Campo Geral”, da obra Manuelzão e Miguilim, de João Guimarães Rosa. Composto por adolescentes, com idades entre 13 e 20 anos, o grupo tem contribuído ativamente para a divulgação e preservação da oralidade e da obra de Guimarães Rosa, a partir da narração de fragmentos literários do escritor.

O grupo ‘Contadores de Estórias Miguilim’ foi criado em 1996, por Calina da Silveira Guimarães, prima de Guimarães Rosa, com o objetivo de socialização de crianças e jovens da cidade de Cordisburgo - MG, quebrando as barreiras sugeridas pela dificuldade e seletividade da obra do escritor. Às 20h00, dois espetáculos: “Aqueles Dois”, com Cia Luna Lunera - MG, no SESC - recomendação etária: 16 anos; e “Baobá”, com Cisne Negro Cia de Dança - SP, no SESI - 144 lugares - retirada de convites com uma hora de antecedência no SESI. Pocket Show Maldito, às 23h59, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, encerra as atividades do sábado.

No domingo, um dos destaques é a Cia dos Pés, com o espetáculo “Casca de Nós”, às 16h00 e 20h00, nas paredes do prédio da Prefeitura. O espetáculo é uma abordagem sobre a ocupação sentimental dos espaços, casas, quintais. A casa como uma “casca de nós”, cada uma de um jeito, cada casca com sua história. Depois do espetáculo, às 17h00, os atores da Cia do Pés realizam o bate-papo “Dança e Teatro na Vertical” com interessados, no Palacete das Rosas. A agenda do domingo apresenta o infantil “Zôo-ilógico”, com a Cia Truks - SP, às 11h00, no SESC - retirada de convites a partir das 09h00, show com Sotaque Paulista - Choro das Águas, às 18h00, na Praça do DAAE. O espetáculo “A Serpente”, com Mênades & Sátiros Cia de Teatro - Presidente Prudente, às 21h00, no Teatro Municipal. O texto de Nelson Rodrigues revela o universo de duas irmãs que vivem com seus maridos em quartos vizinhos, no mesmo apartamento presenteado pelo pai. Ambas se envolvem numa paixão repentina e a impossibilidade de viver esse amor as levará a cumprirem destinos incertos.

Na segunda-feira, dia 20, voltam-se para a formação e investigação da cena teatral, com o Café da Investigação nº 1, com Mônica Nador, às 18h00, no Teatro Municipal; e a mesa redonda “Teatro Musical no Brasil”, com Neyde Veneziano, às 20h00, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Mônica Nador é uma artista plástica que propõe um novo olhar de cor às comunidades periféricas da cidade de São Paulo. Sua participação deve agregar também o público do Território da Arte de Araraquara, que segue até 26 de junho. Já Neyde é especialista em Teatro de Revista e Teatro Musical no Brasil.

Na terça, o grupo Luz e Ribalta -São Paulo -, com direção de José Renato, apresenta “O Grande Grito”, às 16h00 - para alunos do ensino médio, com agendamento pelo fone 3336-5183 e às 20h00 - retirada de convites a partir das 13h00, no Teatro Municipal. A autora de “O Grande Grito”, Gabriela Rabelo, partiu de fatos reais para contar a história do acervo trazido pela Missão de Pesquisas Folclóricas - excursão ao Norte e Nordeste feita em 1937/38 sob a orientação de Mário de Andrade - e que permaneceu abandonado em um depósito de uma biblioteca pública no bairro da Lapa, em São Paulo. No meio desses muitos objetos trazidos pela Missão destaca-se uma escultura firmada de Exu, que ganha vida nesse cenário e aprisiona “o espírito” de Mário de Andrade, até que este cumpra a promessa de lhe dar um lugar de honra em São Paulo. Macunaíma vem sempre visitar seu criador e esses três personagens discutem ali uma forma de cada qual retomar seu caminho. Às 18 horas, Gabriela Rabelo é a convidado do Café de Investigação nº 2, no Teatro Municipal.

Na quarta-feira, a platéia será convidada a ouvir a peça radiofônica "A Exceção e a Regra", de Bertold Brecht, na adaptação e direção de Eduardo Montagnari, e assim, ver através da imaginação as cenas da obra alemã. A apresentação será às 18h00, no saguão do Teatro Municipal, onde na sequência será realizado o Café da Investigação nº 3 com Montagnari. Dois espetáculos ocupam o horário das 20h00 na quarta “Fontainebleau”, com a Cia Tan-Tan - SP, no Teatro Municipal - retirada de convites a partir das 13h00 no Teatro; e “Chá das Duas”, com o Grupo Contos e Cantos, no SENAC Araraquara (retirada de convites a partir das 13h no SENAC.

Na quinta-feira, o espetáculo “Negrinha”, às 22h00, no Palacete das Rosas, apresenta Sara Antunes, com direção de Luiz Fernando Marques, num espetáculo em que a reflexão se faz sobre os olhares impregnados de preconceito. Inspirado em texto de Monteiro Lobato, “Negrinha” conta a história de uma menina negra que possui fascínio pelas cores das pessoas. O enredo se passa no século XIX e, através da imaginação da personagem principal, são denunciadas as contradições de sua época. Recomendação etária é acima de 14 anos. Com lugares limitados – 130 -, os ingressos serão distribuídos a partir das 13h00, no Teatro.

Vera Holtz e Analú Prestes tiveram grande contato com o Luiz Antônio Martinez Corrêa, no Rio e em São Paulo. As artistas engrandecem a agenda da SLAMC com a participação do Café de Investigação nº 4, às 18h00, no saguão do Teatro Municipal. O Grupo 59 - São Paulo, com direção de Cristiane Paoli Quito, apresenta no Teatro Municipal, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, às 16h00. Na história de Jorge Amado, a alegre Andorinha Sinhá nutre um amor incomum pelo mal-humorado Gato Malhado. Juntos, eles tentam superar suas diferenças. A retirada de convites é a partir das 13h00, no Teatro. Com 144 lugares, no Teatro do SESI, será apresentado “Louise Valentina”, com Simone Spoladore e Felipe Vidal, às 20h00. A recomendação etária é de 16 anos, sendo a retirada de convites realizada com uma hora de antecedência, no SESI. O espetáculo será apresentado no mesmo horário, também na sexta-feira.

Os alunos do Curso Técnico em Arte Dramática – realizado numa parceria entre a Prefeitura e o SENAC/Araraquara abrem a programação da sexta-feira, com “O Deserto na Alma e a Cidade Paraíso”, na Praça Pedro de Toledo, às 18h00. A intervenção é posposta a partir da dramatização de alguns textos retirados das histórias do “Sr. Keuner”, de Bertolt Brecht, e frases de Hermann Hesse, na qual se busca uma reflexão sobre o ser humano, a cidade e a miséria. A partir de olhares múltiplos sobre o universo do que é a carência o espetáculo propõe um diálogo entre as propostas de Brecht para o teatro e a dramaturgia contemporânea. A direção é de Flávia Marquetti. Às 20h00, duas outras apresentações: “Valsa nº 6”, com a Cia Labirinto – Matão/SP, no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues, com 70 lugares - retirada de convites a partir das 13h00, no Teatro Wallace, e “Louise Valentina” - citado acima. “Amor que não Ousa Dizer seu Nome”, com a Cia Filhos de Alfredo (São Paulo) e direção de Milton Morales Filho, fecha a programação da sexta, às 22h00, no Teatro Municipal. O espetáculo levanta a temática de discriminação em relação ao comportamento homossexual, retratando dois episódios separados por quase um século: o julgamento de Oscar Wilde e a história do Maníaco do Trianon. No palco: o ator araraquarense Alexandre Cruz e também Marcelo Braga. Os lugares são limitados - 130 e a retirada de convites será realizada a partir das 13h00, no Teatro.

No sábado, a Praça Pedro de Toledo recebe “Este Lado Para Cima – Isso Não é Um Espetáculo”, com a Brava Cia - São Paulo, às 17h00. O grupo figura nos maiores festivais de teatro do País, apresentando este espetáculo de rua que fala sobre o poder do mercado e o controle das relações humanas exercido por ele. O tema é discutido com um humor anárquico e revolucionário. Depois, às 20h00, no Teatro Municipal, será encenado “Casa/Cabul”, com o Núcleo Experimental de Teatro - São Paulo, com Chris Couto e Sérgio Mastropasqua, e direção de Zé Henrique de Paula. O espetáculo traz o olhar para o testemunho de uma mulher, sobre o conflito do Afeganistão. O misterioso desaparecimento da personagem conhecida com Dona de Casa, uma inglesa entediada, desencadeia uma busca por parte de seu marido e de sua filha, que desembarcam em Cabul. A recomendação etária é para 14 anos, e a retirada de convites é a partir das 13h00, no Teatro Municipal. “Casa/Cabul” será encenado novamente no domingo, para fechar a programação da Semana. Um show musical com o grupo Mawaca encerra as atividades do sábado, às 20h00, no Teatro do SESI. A capacidade é de 144 lugares e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, no SESI.

A programação da SLAMC se encerra no domingo, dia 26 de junho. No SESC, às 11h00, será apresentado “E se as Histórias Fossem Diferentes?”, com a Cia Truks - São Paulo. Os ingressos podem ser retirados no SESC, no dia da apresentação, a partir das 09h00. A Cia Tarcio Costa apresenta “Bate Lata e Vira Lata”, às 17h00, na Praça do DAAE, na programação do Choro das Águas, seguido por show musical com Alex Lima, às 18h00. O espetáculo “Casa/Cabul” encerra a programação às 20h00, no Teatro Municipal. A SLAMC conta com o apoio cultural do Banco do Brasil, Novo Hotel Municipal e Bella Capri. Toda a programação é gratuita.

Fonte: Agenciara.com