Eu ajudo a mudar!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Artigo: Outubro no TBV

Hoje, antes de tudo, saúdo o Patrono da LBV, São Francisco de Assis, Il Poverello, O Pobrezinho, cujo dia é celebrado nesta data.

O Templo da Boa Vontade (TBV) – uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF – deu início, desde sexta-feira, 30/9, a uma programação toda especial. O “Outubro no TBV”, como é conhecido o evento, promove durante o mês inteiro atrações artísticas e culturais com um toque de espiritualidade ecumênica. Em 2011, os peregrinos da Pirâmide de Sete Faces comemoram os 22 anos desse monumento que se inspira no “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, o Novo Mandamento de Jesus, o Cristo Ecumênico.

Participe você e sua família desse encontro de Almas livres, libertas de preconceito ou tabus. Venha orar conosco. Neste mundo tão atribulado, todos os que lá estiverem poderão desfrutar de inesquecíveis momentos de harmonia e Paz. Terei a honra de comandar a solenidade no sábado, 22/10, a partir das 17 horas.

O TBV fica no SGAS 915, Lotes 75 e 76. A Central de Apoio ao Peregrino poderá ajudá-lo em qualquer informação. Ligue (61) 3114-1070.



ESPAÇO CULTURA

Em sua obra “De Minas para o mundo – Levando Minas no gesto e no coração”, a jornalista Leda Nagle relaciona aos diferentes tipos de mineiros que existem, os “mineiros por adoção, por afinidade”. E é ao lado desses que me incluo. Também amo Minas Gerais. Por sinal, é um estado de espírito neste país. Foi em Belo Horizonte, no Fórum das Mulheres Legionárias, em 1985, que lancei o desafio de erguermos o Templo da Boa Vontade. Em 21 de outubro de 1989, com a ajuda do povo brasileiro, conseguimos inaugurá-lo.

Gentilmente, Leda Nagle me honrou com essa dedicatória: “Para Paiva Netto, com meu abraço carinhoso e minha torcida para que goste das histórias mineiras”. Muito obrigado. Não há quem resista ao que vem de Minas, incluído o famoso queijo.

Em São Paulo, no dia 20 de setembro, o jornalista e apresentador Marcelo Tas lançou “É rindo que se aprende: uma entrevista a Gilberto Dimenstein”. No livro, reúne histórias de sua trajetória profissional e revela como o gosto pelo aprendizado orientou sua vida, mencionando também os personagens que o influenciaram.

Grato ao prezado colega pelo exemplar de sua obra que tenho aqui comigo com essas fraternas palavras: “Para José de Paiva Netto, com carinho. Marcelo Tas”.


José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atenção confira na integra a greve dos correios e dos bancarios que ocorre no Brasil

Confira as informações diretamente do Portal dos Correios clique aqui



Confira o Informativo de nº 34 da FENTECT clique aqui


Dica do Blog

Para consultar o numero do seu celular basta ligar para  
 08006430424

Prefeitura realiza leilão de veículos, máquinas e sucatas

Por meio da Secretaria Municipal da Administração, a Prefeitura promoverá, em outubro, um leilão de máquinas, veículos e sucatas diversas em Araraquara.

A Gerência de Gestão Patrimonial (órgão da Secretaria da Administração) informa que o leilão será realizado no dia 18 de outubro, a partir das 10h, no Centralizado Municipal.

Caminhão que poderá ser leiloado no dia 18 de outubro, no Centralizado

O leiloeiro oficial será o coordenador municipal da Administração, Paulo Dimas Cezar, o que elimina os 5% de adicional que seriam pagos pelos arrematadores oficiais dos produtos.

De acordo com o secretário da Administração, Delorges Mano, o leilão permitirá que o governo do prefeito Marcelo Barbieri adquira outros veículos ou faça novas aquisições para o município, a partir da arrecadação com as vendas.

O gerente de patrimônio Eduardo Luiz Esperança acrescenta que os produtos que serão leiloados já estão dispostos e podem ser observados no próprio Centralizado, na Rua Nove de Julho, 3205, no bairro Santa Angelina.

A visitação deve ser feita das 7h às 11h, e das 13h às 16h30, durante toda a semana, ou de segunda a sexta-feira, até a realização do leilão.

Todos os detalhes sobre o leilão de 18 de outubro também podem ser observados no edital no site da Prefeitura, www.araraquara.sp.gov.br.

Outras informações também podem ser obtidas na Gerência de Gestão Patrimonial, no Paço Municipal, via telefone, número (16)3301-5122 .

Vizinhos reclamam de barulho de clientes de casa noturna

O barulho e a sujeira gerados nas altas horas da madrugada pelos clientes da casa noturna OnOff Club, na Fonte, tem feito com que muitos dos moradores do entorno percam o sono. Segundo Pedro Baptistini, presidente da Sociedade dos Amigos da Fonte, o problema chegou ao ponto de o grupo elaborar um abaixo-assinado para apresentar ao Ministério Público.

Um morador da Vila Harmonia que não quis se identificar acusa os frequentadores do local de arruaça após os eventos. "Já vi gente tendo relação sexual em frente de casa ou atirando garrafas de bebidas contra o jardim", reforça. No abaixo-assinado, os vizinhos solicitam a retirada da casa noturna das imediações.

Um dos sócios-proprietários da casa, João Bugada, rebate a acusação. Segundo ele, durante a construção foram tomadas todas as medidas para que os ruídos não atrapalhassem os vizinhos. "Nossas paredes são com dois tijolos e, no meio, há espuma", diz. Ainda de acordo com ele, uma empresa especializada em barulho fiscaliza a região. "Constatamos que o barulho fica 20% abaixo do exigido por lei", afirma.

Ele acrescenta que visa à proteção dos vizinhos da casa e uma das medidas tomadas desde o início das atividades é a contratação de um segurança particular, que vistoria todo o quarteirão durante toda a noite. "Acredito que, por conta dessa proteção, esses casos não ocorram naquela zona."

Fonte: Araraquara.com

Edinho faz balanço do mandato neste sábado, em Araraquara

O deputado estadual e presidente do PT-SP, Edinho Silva, realiza neste sábado, dia 01, uma Plenária de balanço da sua atuação parlamentar para a população de Araraquara e região. A atividade está marcada para as 15h, na Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 539 - Vila Xavier).

Edinho vai apresentar o resultado das iniciativas do mandato nesses primeiros meses como os Projetos de Lei em tramitação pela Assembleia, audiências públicas realizadas, requerimentos, o trabalho nas Comissões, a criação das Frentes Parlamentares da Citricultura e do Plano Estadual de Educação entre outras. Segundo ele, o evento é uma prestação de contas à sociedade e, ao mesmo tempo, uma abertura ao diálogo sobre assuntos de interesse da região. “As plenárias nos ajudam a obter informações para a elaboração de projetos, assim como auxiliam na formação de opiniões a respeito de temas que influenciam a vida das pessoas”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, a prestação de contas ajuda na construção de uma nova forma de relação com a sociedade. “Este será um momento importante do nosso mandato. Um momento em que é possível fazermos um balanço das ações que conseguimos desenvolver. Mas, também é um espaço para obtermos sugestões da região”, avaliou.

Recentemente, Edinho realizou plenária com militantes, dirigentes do PT e simpatizantes do seu mandato na Câmara de Municipal de Ribeirão Preto. Mais de 400 pessoas compareceram para ouvir sobre a atuação parlamentar do deputado e debater com ele iniciativas que possam se transformar em projetos na Assembleia Legislativa.

Serviço:

Plenária com Edinho Silva em Araraquara
Data: 1º de outubro - sábado
Horário: 15h
Local: Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM
Endereço: Rua: Marechal Deodoro da Fonseca, 539 - Vila Xavier

Informações: contato@edinhosilva.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Artigo Paiva Netto: Pela vida

Em nossa constante preocupação em valorizar a vida, sustentamos que, se a mulher tem direito sobre o seu corpo, o feto também tem sobre o dele. No Artigo 2º do Capítulo 1º (Da personalidade e da capacidade) do Título I (Das pessoas naturais) do Código Civil brasileiro, de 2002, encontramos: “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”.

Na década de 1980, proferi um discurso nestes termos: (...) Quem desconhece os Deveres Espirituais não saberá respeitar os Direitos Humanos em sua inteireza, incluídos os das vítimas, que vão além dos patamares atingidos pelos seus mais atilados defensores, na maioria das vezes adstritos à análise dos fatos pelo critério unicamente material, o que não é suficiente. Cidadania, no seu significado lato, não se restringe ao corpo do cidadão, porquanto provém de seu Espírito Eterno. (...)

Somos pela vida, de mães e filhos. Soluções humanas, sociais e científicas sempre haverá. É, por exemplo, atender às necessidades de instrução e educação, moradia, alimentação, saúde e segurança das populações.

CIÊNCIA E INÍCIO DA VIDA
O relatório oficial de um estudo do Senado norte-americano feito em 1981, do qual participaram os maiores especialistas no assunto, diz exatamente que “médicos, biólogos e outros cientistas concordam que a concepção marca o início da vida de um ser humano — um ser que está vivo e que é membro da nossa espécie. Há uma esmagadora concordância sobre este ponto num sem-número de publicações de ciência médica e biológica”.

Numa entrevista ao portal de notícias Zenit, em 3 de março de 2006, a professora doutora Alice Teixeira Ferreira, do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), comenta: “Cientista que diz não saber quando se inicia a vida humana está mentindo. Qualquer texto de embriologia clínica (ou humana) afirma que se inicia na concepção. Em 1827, com o aumento da sensibilidade do microscópio, permitindo visualizar o óvulo e os espermatozoides, Karl Ernst von Baer descreveu a fecundação e o desenvolvimento embrionário. Os médicos europeus, frente tais evidências, passaram a defender o ser humano desde a concepção, contra o aborto. (...) Para não dizer que está ultrapassado, os embriologistas, em 2005, afirmam não só que a origem do ser humano se dá na fecundação como, do ponto de vista molecular, a primeira divisão do zigoto define o nosso destino”


A vida humana é sagrada desde a concepção. Respeitemos sempre os direitos do pequenino ser.

COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL

Sexta-feira, 23/9, foi o Dia Internacional contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a Agência Brasil, o governo federal realizará “ações específicas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e nas regiões onde serão construídas as hidrelétricas de Jirau (RO) e Belo Monte (PA)”.

Aguardamos esperançosos o sucesso dessa nova empreitada. Toda iniciativa que visa combater crime tão hediondo tem nosso incondicional apoio e divulgação.


José de Paiva Netto, 
escritor, jornalista e radialista.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Artigo Paiva Netto: Independência e vida

Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Tendo este ano como lema "Prevenindo o suicídio em sociedades multiculturais", a International Association for Suicide Prevention (IASP) nos traz séria convocação:

"O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio representa uma oportunidade para todos os setores da sociedade ― público, organizações de caridade, comunidades, pesquisadores, profissionais da saúde, políticos e legisladores, voluntários, aqueles que tenham sofrido a perda de alguém querido, outras organizações e pessoas interessadas ― para que se juntem à IASP e à Organização Mundial da Saúde (OMS) em um chamado da atenção pública sobre a carga emocional inaceitável e o custo do comportamento suicida, por meio de atividades que promovam a compreensão do suicídio e ressaltem as muitas estratégias de prevenção que têm sido efetivas ao redor do mundo".

Que igualmente o Dia da Pátria, amanhã, sirva para nos inspirar o aumento de ações sociais e de amparo espiritual que impeçam o suicídio em nosso país. Assim, estaremos no caminho da integral independência, a do Espírito, aquela que vai muito além da soberania política, que o Brasil alcançou em 1822.

AUTORES ILUSTRES
O Portal Boa Vontade registrou o lançamento de importantes obras literárias. Com grande honrapara mim, recebi dos autores fraternas dedicatórias.

"Conversas com jovens diplomatas" é o título lançado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Trata-se de um retrato inédito do relacionamento do Brasil com o mundo, abordando os principais fatos da diplomacia brasileira no período em que ele foi ministro das Relações Exteriores no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante concorrida noite de autógrafos, em Brasília, ele me escreveu: "Ao amigo Paiva Netto, com o abraço forte, CelsoAmorim. 23.08.2011".

O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) trouxeram a público, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo/SP, o livro "Cultura das transgressões no Brasil — Cenários do amanhã".

A obra, coordenada pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-embaixador Roberto Abdenur, presidente do ETCO, contém textos de Aristides Junqueira, Gilmar Mendes, Marcílio Marques Moreira, Paul Singer e Renato Janine Ribeiro. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre o que é possível fazer para deixar o passado de transgressões e caminhar para um futuro mais justo e desenvolvido.
Priscilla Antunes

Da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em sua 15ª. edição, que vai até domingo, 11/9, no Riocentro, chegou-me às mãos "Se eu fechar os olhos agora", primeiro romance do jornalista e escritor Edney Silvestre. Gentilmente assim se expressou: "Para o Guerreiro Paiva Netto, com o melhor do abraço do Edney Silvestre". O título, que em 2010 venceu o Prêmio Jabuti em sua categoria, faz parte agora da biblioteca iniciada pelo meu saudoso pai, Bruno Simões de Paiva (1911-2000), no dia do meu nascimento.

A todos, gratíssimo.

José de Paiva Netto,
escritor, jornalista e radialista.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cerrado é tema de exposição na Galeria de Arte do TBV

Situada no Planalto Central, a capital do país convive com o clima tropical e clara alternância entre estação seca e chuvosa, em uma região que abriga o cerrado, vegetação vigorosa, como é seu povo. A beleza desse autêntico símbolo do Centro-Oeste e de sua flora está presente na exposição Cores do Cerrado, do artista plástico André Cerino, a partir de 10 de setembro, na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (TBV). No domingo, 11/9, um dia depois da abertura da mostra, celebra-se o Dia do Cerrado.

Não vão faltar atrativos para a abertura da exposição, com destaque para a apresentação da pianista Maria Amélia, esposa do autor da mostra. Também na Galeria de Arte do TBV, o próprio artista plástico criará uma obra durante o evento.

Até 30 de setembro, o público poderá apreciar cerca de 50 obras que representam o cerrado, considerado o segundo maior bioma brasileiro. De acordo com Cerino, a exposição pretende não apenas mostrar a beleza desse tipo de vegetação, mas também conscientizar as pessoas da importância da preservação de um ecossistema único e característico da região onde está o Distrito Federal.

A mostra (Cores do Cerrado) poderá ser visitada de 10 a 30 de setembro, na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade, localizado no SGAS 915, Lotes 75/76 — Brasília/DF. Outras informações pelo telefone (61) 3245-1070 ou pelo site http://www.tbv.com.br/.


Fonte: Assessoria de Comunicação da LBV Araraquara/SP
(16) 3301-3450

Velocidade, a causa de grave acidente

A alta velocidade, um problema sério na Barbieri Neto, foi a causa de um grave acidente na tarde deste domingo. Há suspeita de que o motorista havia ingerido álcool.
Um Fiat Uno ficou completamente destruído após uma colisão com um poste na Rua José Barbieri Neto próximo à captação de Águas, o carro conduzido por Adriano de Oliveira Araújo atingiu violentamente o poste fazendo com que ele caísse sobre o veiculo, o motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido a Santa Casa pelo Samu com ferimentos graves na perna direita.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas dentro do veiculo e próximo a sarjeta foram encontradas varias latas de cervejas ainda fechadas.

A CPFL por motivos de segurança interditou o local e até o começo da noite ainda não tinha se restabelecido o fornecimento da energia.


Fonte: Simnews.com.br

Direto do R7: Rick Martin causa furor em sua turnê pelo Brasil

Cantor se apresentou em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Os fãs brasileiros esperaram seis anos pelo show de Rick Martin. Foi a primeira vez que Rick Martin veio ao Brasil depois de ter assumido sua homossexualidade.

O anúncio foi em março do ano passado no site oficial do cantor. Ele disse que durante anos ouviu conselhos dos amigos para não falar sobre o assunto. Mas, decidiu abrir o jogo.

Bem à vontade no Brasil, Rick Martin falou com a reportagem da Record, pediu para ser entrevistado em português e declarou sua paixão pelo nosso país.

- Eu sou porto-riquenho, mas gosto muito do Brasil. Muito, muito, muito. Tenho muitos amigos. Tenho uma história com o Brasil muito forte, na minha vida pessoal e na minha carreira também. Comecei na minha carreira aqui no Brasil.

Na sua última vinda ao país, o cantor chegou a viver um affair com o jovem André Santos, que passou uma semana no hotel em que o ídolo ficou hospedado, no Rio de Janeiro

O suposto relacionamento com o brasileiro não faz parte da autobiografia de Rick Martin. Mas, no livro, o cantor explica porque demorou tanto para assumir que é gay. Foram dois motivos principais: a família conservadora e o medo que prejudicar a carreira.

Rick Martin ganhou fama não só pela música, mas também pelo olhar sedutor, o corpo em forma e a ginga latina.

Nos clipes, o cantor sempre aparece ao lado de belas mulheres em coreografias sensuais. Mas, no último disco, o estilo de Rick Martin mudou.

Depois de assumir a homossexualidade, o popstar aparece mais engajado, fala de amor, paz e respeito às diferenças.

A mudança parece que deu certo, pois o clipe é um dos mais vistos na internet.

Atualmente, o cantor namora o corretor porto-riquenho Carlos Gonzalez, o primeiro relacionamento homossexual que ele assume publicamente.

Em 2008, o cantor já tinha dado um grande passo na vida pessoal. Ele se tornou pai de Valentino e Matteo. Os gêmeos foram gerados em um barriga de aluguel.

- Eu acho que, como para todo pai muda, tudo muda. As prioridades são totalmente diferentes. Nove horas da noite estou dormindo, acordo sete horas da manhã. É assim, eu acho que quando se é um pai solteiro tudo muda. Mas, sou muito "afortunado".

Ele disse que gostou tanto de ser pai que pretende aumentar a família. Quer ter duas ou três meninas.

Aos 39 anos, a carreira segue cheia de projetos. Além da turnê internacional, Rick se prepara para um musical na Broadway. Do Brasil, ele seguiu para o Uruguai e de lá para a Argentina, Chile, Venezuela, Equador e Peru.

Porém, o cantor não deve ficar muito tempo longe do Brasil. Já que ele acaba de fazer uma parceria com a cantora Claudia Leitte. Os dois gravaram juntos em Miami.

Direto do R7: Palmeiras vacila, empata com Cruzeiro e sai vaiado

Palmeiras não consegue embalar no Campeonato Brasileiro. Depois de abrir o placar hoje no segundo tempo, o time cedeu o empate, ficou no 1 a 1 com o Cruzeiro e fica cada vez mais longe de brigar pelo título do torneio.

Com o empate, foi a 33 pontos, sete a menos do que o líder Corinthians, que perdeu hoje do Coritiba, fora de casa. O Cruzeiro foi a 28 e também fica com pretensões modestas no Nacional.

Veja a classificação do Brasileirão
Felipão voltou a ter problemas para escalar o time hoje. Kleber, que chegou a ser confirmado para o jogo no sábado (3), voltou a sentir dores no joelho direito e mais uma vez não atuou (já havia ficado de fora contra o Botafogo).

Valdivia está com a seleção chilena, enquanto o zagueiro Thiago Heleno se recupera de uma amigdalite. Sem o trio, o treinador colocou Patrik na armação e Vinicius no ataque ao lado de Fernandão e Luan, que voltou de suspensão. Na zaga, Mauricio Ramos ganhou nova chance.

O time mineiro jogou pela primeira vez sob o comando de Emerson Ávila, que substituiu Joel Santana, demitido durante a semana após a derrota por 4 a 2 para o Figueirense, em casa.

O jogo

O Palmeiras começou bem. Logo aos 5min, Marcio Araújo arriscou chute de fora que passou próximo à trave direita do goleiro cruzeirense Rafael. Mas quem achou que veria uma partida emocionante por isso se decepcionou.

O que se viu foi uma forte disputa pela bola, vontade, desarmes e pouca criatividade. Depois disso, somente uma boa chegada, aos 33min, do Cruzeiro. Após cruzamento de Montillo, Anselmo Ramon se antecipou a Mauricio Ramos e Marcos e quase abriu o placar.

O Verdão voltou melhor na segunda etapa e logo criou duas boas chances. Aos 10min, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Luan, que chutou travado por Naldo. Quatro minutos depois, Cicinho cruzou da direita para Fernandão, que cabeceou para boa defesa de Rafael.

De tanto insistir, o time paulista marcou. Aos 23min, Luan fez boa jogada, tabelou com Fernandão e chutou. Rafael defendeu, mas o mesmo Luan pegou o rebote para empurrar para o fundo do gol: 1 a 0.


Mas o Cruzeiro empatou com Montillo, aos 40min do segundo, após receber bola na direita e fuzilar Marcos. Até aquele momento, o Palmeiras já estava acomodado com o resultado e pouco criava. Foi punido e saiu sob vaias.

Nos minutos finais, o time ainda teve a seu favor um pênalti. Mas Marcos Assunção cobrou no meio do gol, e o goleiro Rafael defendeu. O time saiu vaiado.

Na próxima rodada, no dia 7 de setembro, quarta-feira, o Verdão visita o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. No mesmo dia, o Cruzeiro recebe o Fluminense, em Uberlândia.



FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 CRUZEIRO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 4 de setembro de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Kleber Lúcio Gil (SC)
Cartões amarelos: Gabriel Silva, Maurício Ramos (Palmeiras). Gabriel Araújo, Marquinhos Paraná (Cruzeiro)
Público: 10.345 pagantes
Renda: R$ 313.327,00

GOLS

PALMEIRAS: Luan, aos 23 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Montillo, aos 40 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Marcos; Cicinho, Henrique, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik (Tinga): Luan, Vinícius (João Vitor) e Fernandão (Ricardo Bueno)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CRUZEIRO: Rafael; Marquinhos Paraná, Léo, Naldo e Gabriel Araújo (Sebá); Leandro Guerreiro, Charles, Gilberto e Roger (Keirrison); Montillo e Anselmo Ramon (Bobô)
Técnico: Emerson Ávila


Fonte: R7.com

Direto do R7: Homem é suspeito de abusar de mulheres

Ministério Público investiga se Aldo Bertoni se aproveitava das fiéis
Um homem de 85 anos é suspeito de abusar de mulheres usando uma seita que ele mesmo criou para adorar a si mesmo. Aldo Bertoni tem os passos acompanhados de perto pelo Ministério Público há dois anos, quando a primeira vítima tomou coragem e procurou os promotores. Depois dela, dezenas de vítimas fizeram o mesmo.

A equipe da Record acompanhou o homem. Os encontros foram acompanhados pela reportagem, que ouviu as vítimas e as autoridades. O prédio fica no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. Lá funciona a matriz da seita chamada de apostólica, que reúne outros duzentos templos pelo Brasil e 25 mil seguidores.

Aldo construiu uma pequena fortaleza, vigiada 24 horas. Ele não conduz as cerimônias e aparece apenas para ser venerado. É a adoração de quem crê estar diante de um profeta, um vidente, uma divindade. As músicas cantadas no encontro servem para exaltar o próprio Aldo.

E é justamente essa devoção que ajuda a entender o que aconteceu a algumas mulheres ouvidas pela reportagem. Uma delas, que preferiu não se identificar, disse que foi falar com ele, “pedir a oração, pedir ajuda pra ele, pra pedir pelo meu marido, ai ele falou que “não”.

- Falou assim pra mim: "não, deixa ele morrer que aí pelo menos você fica pra mim".

Com Claudete, o drama foi outro. Desesperada com a doença grave da filha pequena, procurou Aldo Bertoni em 2008.

- Eu queria falar com ele pra pedir oração, acreditava que ele podia interceder por nós.

Ela diz que entrou em uma sala pequena usada só para as reuniões particulares. Aldo, então, trancou a porta.

- Ele pegou e falou “e essa dorzinha que você sente aqui?” E já veio e colocou a mão no meu seio. Ai eu peguei e falei pra ele, “mas eu não sinto dor nenhuma no meu peito”, e ai ele falou: sente sim e foi ai que ele começou a me abraçar, me beijar pescoço, na boca, desceu a mão e começou a passar em mim. E ele falava assim “olha nos meus olhos, olha para os meus olhos. E ai fui ficando muito nervosa e não conseguia sair dele.

Ela disse ainda que Bertoni ameaçou até matar o marido dela.

- Ele fez a proposta para eu largar do meu marido, que ele ia me dar tudo. [Que eu] abandonasse tudo, que ele ia cuidar de mim.

Assustada, ela fugiu para nunca mais voltar.

- Eu dediquei 35 anos da minha vida a ele; precisava de ajuda espiritual, oração. Poxa vamos te ajudar... Ele quis abusar de mim, sabe...

Justiça

A promotora do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público) Sandra Rodrigues de Oliveira afirmou que muitas mulheres passaram “anos, anos se consumindo porque tinham tido uma relação sexual. Acreditavam que ele era um santo, mas algo ali, no inconsciente, ficava trabalhando, e muitos anos depois algumas conseguiram revelar para algum familiar".

Uma outra vítima, que não quis se identificar porque o marido ainda não sabe dos detalhes do que aconteceu entre ela e Bertoni, afirmou que ele revelou sua intenção de ter uma relação com ela.

- Que eu estava com um problema no útero, que eu estava com câncer, que eu tinha uma doença e que ele precisava fazer isso, que eu ia ser curada.

Ela disse que acreditou estar mesmo doente e por isso os encontros continuaram. Em um deles, ele quis fazer sexo oral. Ela repete o que ele teria dito: “Se você tem problema, eu vou ter que fazer isso com você. Que eu vou soltar algo que vai te curar”.

O abuso foi tanto que ela desconfiou, fez um exame e não encontrou nada. Ela abandonou a seita, mas até hoje é perseguida pelas lembranças perturbadoras.

Fonte: R7.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Artigo: Jesus, o Pão Nosso de cada dia

Na última terça-feira, 23/8, em São Paulo/SP, artistas, personalidades da mídia e esportistas se uniram à Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! O objetivo é garantir que os milhares de famílias de baixa renda atendidas pela Instituição durante o ano em todo o Brasil tenham um Natal sem fome e mais feliz.

Estiveram no estúdio BurtiHD, para gravação de vídeo e sessão de fotos da Campanha, feita pelo fotógrafo Ivan Shupikov, o radialista Eli Correa; os integrantes do grupo Inimigos da HP; a jornalista e diretora de TV Lucimara Parisi; a apresentadora de TV Milene Domingues; a eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, e sua filha Ticiane Pinheiro; a modelo da Vogue Duda Ardito; a repórter da RedeTV! Andrea Corazza; o grupo Kaluana; a atriz Patrícia de Sabrit; a jornalista Nadja Haddad; a cantora Luciana Mello; o apresentador de TV Otávio Mesquita; o cantor Frank Aguiar; e a jogadora de vôlei Jaqueline.

Grato a esses amigos, que, com grande alegria e Boa Vontade, vestem a camisa da Solidariedade e apoiam mais essa ação da LBV, que teve início em Belo Horizonte/MG e prossegue em outras capitais, a exemplo de Salvador, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro.


RONDA DA CARIDADE: 49 ANOS

No dia primeiro de setembro, o programa Ronda da Caridade, da Legião da Boa Vontade, completa 49 anos. Tive a honra de, muitas vezes, participar pessoalmente desse ato socorrista, desde o seu início.
Conforme publicou o Portal Boa Vontade, essa atividade caritativa está inserida na Campanha Permanente da LBV contra a fome do corpo e da Alma, lançada no Brasil no fim da década de 1940, com a popular Sopa dos Pobres. Em nosso país, a iniciativa transformou-se em diversos programas socioeducacionais da Instituição, que promoveram, somente em 2010, mais de 8 milhões e 500 mil atendimentos e benefícios à população em risco social.

Para marcar essa data, vale o registro do que ocorreu há pouco na LBV dos Estados Unidos, em Nova Jersey. Estudantes da Barringer High School — escola de ensino médio de Newark — visitaram o Centro Comunitário da LBV para levar doações e seu apoio à Ronda da Caridade. Depois de uma pesquisa, eles escolheram o trabalho como o mais eficaz e atuante na comunidade.

O nosso agradecimento aos jovens americanos e os parabéns à Ronda da Caridade.

Para saber mais sobre as ações da LBV dos EUA, acesse: www.legionofgoodwill.org.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

LBV brilha nos 194 anos de Araraquara

Conhecida como a Morada do Sol, Araraquara comemorou nesta segunda-feira (22), 194 anos de fundação. Localizada a 282 quilômetros de São Paulo, está estrategicamente no centro do estado e possui uma população estimada em 205 mil habitantes. Um Desfile Cívico-Militar exaltou o centésimo nonagésimo quarto aniversário da cidade que teve também a participação da Legião da Boa Vontade representada pelos meninos e meninas do programa LBV — Criança: Futuro no Presente! 
A avenida Bento de Abreu foi palco da passagem de escolas, organizações e grupamentos civis e militares. No momento em que adentrou a LBV, tendo à frente a estampa de Jesus, o Cristo Ecumênico, o público aplaudiu, e muitos corriam para tirar fotos da magnífica imagem. Várias alas ressaltavam as campanhas que dignificam a vida que a Instituição desenvolve ininterruptamente em todo o Brasil e No exterior.
LBV na avenida Bento de Abreu na Fonte
Foto: Assessoria de Comunicação da LBV
Autoridades e personalidades locais além do povo em geral compareceu incentivada pelo belo dia que surgiu mesmo após uma fria noite. A munícipe Wérica Silvério, colaboradora da LBV, dirigiu algumas palavras: “É muito importante a LBV levar essas crianças para a avenida nesse desfile tão importante para Araraquara. Nesse aniversário de 194 anos o mais emocionante foi ver a Legião presentear a população com a majestosa estampa de Jesus!”. Muito atenta na platéia Gislaine Regina Peres Lúcio, surpreendeu-se ao avistar Jesus, trazido pelas crianças e destacou: “Eu achei o desfile da LBV maravilhoso! Eu sou educadora de canto e coral das oficinas culturais, e achei o mais bonito, porque foi à única organização em todo o desfile que enfatizou a imagem de Jesus Cristo! Por isso eu achei lindo! Não podemos esquecer de Jesus n
este dia tão especial que é o aniversário da cidade!”. Já Nália Fagundes, mãe de Emanuelle Fagundes (8), atendida pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, disse: “Para mim é muito gratificante ver minha filha pela primeira vez no desfile da cidade, ainda mais na LBV. Eu fico feliz, porque eu trabalho e não tenho onde deixar a minha filha. Aqui na LBV ela aprendeu a orar, e não vai dormir sem antes fazer a prece que ela apreendeu aqui!”. Para finalizar a gerente administrativa da organização, Diana de Oliveira resumiu todo o esforço dos voluntários que trabalharam para esse sucesso: “A alegria é muito grande, estar desfilando com as crianças atendidas pela LBV em Araraquara. Elas estão homenageando com muita vibração os 194 anos da cidade”.
Visite, apaixone-se a ajuda a LBV. Em Araraquara o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Avenida Poeta Carlos Drummond de Andrade, 791 na Vila Suconasa. Para outas informações (16) 3301-3450


Fonte: Assessoria de Comunicação da LBV

sábado, 6 de agosto de 2011

Caro internauta,

Pedimos as mais sinceras desculpas por não atualizar o blog.

Estamos reestruturando o mesmo.
A partir do dia 8 de agosto as principais agencias de noticias de Araraquara do Brasil e do Mundo estará aqui levando a melhor noticia para você que nos acessa todos os dias.

Agradecemos desde já,

Atenciosamente,

Equipe Blog Morada News

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Artigo Vá sem pressa, faça uma prece!

Ontem foi Dia do Motorista. Aproveitemos o ensejo para refletir sobre recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta para uma triste realidade: anualmente, jovens com menos de 25 anos totalizam quase 400 mil mortes por desastres de trânsito. Sem contar milhões deles que se ferem gravemente ou ficam incapacitados.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 145,9 mil pessoas, vítimas do tráfego, foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um custo de cerca de R$ 187 milhões.

Junto-me sempre aos que têm chamado a atenção para o cuidado ao dirigir nas cidades e nas estradas. Goethe (1749-1832), famoso vate e escritor alemão, definiu: "A morte é, de certa forma, uma impossibilidade que, de repente, se torna realidade". Realmente, a maioria dos Seres Humanos não pensa que um dia "passará desta para melhor ou para pior", de acordo com o seu comportamento na Terra.

O grande equívoco da Humanidade é viver como se depois da morte nada houvesse. Conforme nos revelam os Mentores Espirituais, um dos maiores dramas na Pátria da Verdade é a chegada de multidões livres das algemas da carne, mas completamente ignorantes do que seja o Mundo Invisível. (...)

Não adianta apenas dispor leis para os indivíduos. É preciso prepará-los para a lei. O Código de Trânsito Brasileiro está em vigor. Todos sabem que é proibido beber quando dirigir e que devem utilizar o cinto de segurança, respeitar a velocidade, sinais e faixas. No entanto, por que muitos não cumprem essas normas? Talvez porque não valorizem a própria existência.

A Campanha "Vá sem pressa, faça uma prece!", promovida pela Legião da Boa Vontade, visa à conscientização de motoristas e pedestres, para que venham a acatar o código de trânsito por Amor à própria vida e à dos outros.

Fica aqui, portanto, um pouco da nossa contribuição para o fim da violência nesse campo, de modo que a velocidade irresponsável que ainda persiste nas ruas seja substituída por atos cada vez mais velozes de socorro às pessoas em situação de pobreza e de respeito a todos. Eis o nosso lema: "Educação e Cultura, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho com Espiritualidade Ecumênica" também no trânsito. (...) Para alguns pode parecer sonho, mas tem dado resultados, pois ensina a criatura a reeducar-se.

A conscientização é o primeiro passo para o fim da "guerra" nas vias brasileiras. Para isso, é muito importante, acima de tudo, que a Boa Vontade esteja presente entre motoristas e pedestres.

Vivamos, todos nós, em paz também no trânsito!

PRECE DO MOTORISTA
Extraída da revista "Boa Vontade" nº 26, de agosto de 1958, a oração ficou famosa na interpretação de Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da LBV, em seus programas radiofônicos.

"Jesus, quero que sejas a Luz dos meus olhos, para que eu veja sempre o caminho certo! O Guia de meus braços, para que eu me dirija sempre para o Bem! A Força de minha vida, para que eu resista na luta diária pelo pão! O meu Amigo constante, para que eu sirva a todos com Boa Vontade! O Amor de meu coração, para que eu ame a todos como a mim mesmo!"

LBV NO ENCONTRO DE GENEBRA
A pedagoga e escritora Miltes Apparecida Soares de Carvalho Bonna, espírita, presidente da Instituição Assistencial Meimei (IAM), de São Bernardo do Campo/SP, escreve-nos sobre assunto aqui abordado: "Que maravilha o artigo [‘Encontro mundial em Genebra’], que demonstra a força do Amor! (...) Alegra-me o coração por expressar-se na defesa dos direitos humanos, levando ao mundo a Pedagogia do Afeto e a do Cidadão Ecumênico. Colocar a mensagem do Evangelho de Jesus construindo o homem de bem, no dia a dia, é a nossa meta. Que Jesus os ampare sempre!".

Grato, Miltes, pela atenção e pelo incentivo.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com




Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara/SP 

Artigo Encontro mundial em Genebra

A Legião da Boa Vontade foi convidada para apresentar recomendações durante a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), das Nações Unidas, que ocorre nesta semana, em Genebra, na Suíça.

Entre os compromissos agendados, o Ecosoc indicou a participação da LBV como a representante da sociedade civil no encontro ministerial reservado, que ocorre hoje, no Palais des Nations. Trata-se de um diálogo exclusivo entre governos promovido pela Unesco, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Banco Mundial, que terá como tema “Direcionando soluções para as necessidades dos jovens: educação e capacitação para o mundo do trabalho”.

Na ocasião, Danilo Parmegiani, do escritório da LBV para as Nações Unidas, em Nova York, me representará, expondo os resultados e as propostas da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, aplicadas há décadas na rede de ensino da LBV no Brasil e no mundo. A revista “BOA VONTADE Educação”, disponível em espanhol, francês, inglês e português, foi preparada especialmente e dá sua contribuição para esse importante acontecimento.

Amanhã, 6/7, também na sede da ONU em Genebra, teremos o painel temático organizado pela LBV, “Educação de qualidade e equitativa: um desafio intersetorial para atingir os ODMs” (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, conjunto de metas dos países-membros da ONU). No ensejo, estarão palestrando a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, chefe da Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Genebra; o dr. Andrei Abramov, chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU; e a pedagoga Suelí Periotto, diretora do Instituto de Educação da LBV, em São Paulo/SP.



Da esquerda para a direita: embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo;
dr. Andrei Abramov, da ONU; pedagoga Suelí Periotto.


ITAMAR FRANCO
No último sábado, 2/7, retornou à Grande Pátria Espiritual o engenheiro e ex-presidente da República (de 1992 a 1994), o senador Itamar Franco. Estava com 81 anos.

Em 24 de agosto de 1994, tive a grata oportunidade de pessoalmente presenteá-lo, no Palácio do Planalto, com uma estampa de Jesus, segundo a concepção da saudosa artista russa Alexandra Herrmann, naturalizada brasileira. Recordo-me de que, ao receber a obra de arte, comentou com muita satisfação que, sempre que olhasse a figura do Cristo, se lembraria da fraterna visita da LBV a ele.


Getúlio Gurgel

Em 1994, Itamar Franco, na ocasião presidente do Brasil,
e o líder da LBV.


Ao seu Espírito Eterno, pois os mortos não morrem, nossas vibrações de Paz, extensivas aos seus familiares e amigos.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com



Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara

terça-feira, 19 de julho de 2011

Araraquara foi pioneira no mototáxi

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou Resolução para regulamentar a lei 12.009/09, que criou o serviço de mototáxi e de motoentregas no Brasil. A resolução estabelece requisitos mínimos a serem cumpridos pelos interessados para que possam atuar no setor.

A resolução prevê o uso de equipamentos de proteção por mototaxista e passageiro, dispositivos de segurança nas próprias motocicletas, como protetor de pernas à frente do motor e a instalação de antenas para evitar acidentes com linhas de pipa. As motos de carga deverão ser dotadas de dispositivos apropriados ao transporte de encomendas, como baús, grades ou bolsas, em tamanhos adequados às dimensões dos veículos.

O Contran também determina que só poderá atuar como mototaxista quem tiver mais de 21 anos de idade e possuir carteira de habilitação letra “A” há pelo menos dois anos. Os profissionais poderão usar motocicleta ou motoneta para a realização do trabalho, mas estão impedidos de atuar nas duas funções ao mesmo tempo. Ou seja, obrigatoriamente, terão de escolher se vão trabalhar com o transporte de passageiro ou com o serviço de moto frete.

Em Araraquara, a resolução do Contran vem apenas reforçar o que a cidade já faz há quase dez anos. A cidade foi a primeira a regulamentar o serviço de mototáxi no Brasil. Quando assumimos a prefeitura, em 2001, uma das primeiras medidas à frente do Executivo Municipal foi reconhecer e regulamentar a profissão de mototaxista na cidade.

A regulamentação vinha sendo defendida por mim na Câmara, como vereador e, como prefeito, tive a oportunidade de consolidar o desejo dessa então nascente categoria profissional. Na época, havia a estimativa de que pelo menos 600 pessoas faziam o transporte de passageiros em motocicletas na cidade, de maneira “clandestina”, uma vez que faltava legislação que estabelecesse ao menos condições mínimas a serem respeitadas.

Estabelecemos regras para o funcionamento do serviço, como idade máxima da frota de motos e potência dos veículos, uso de capacetes e toucas higiênicas para os passageiros, assim como equipamentos de segurança para as motocicletas. Mais: para obter a licença de trabalho, o candidato a mototaxista era obrigado a passar por curso de capacitação, que incluía direção defensiva, noções de mecânica e de relação com o público.

Mais de 400 pessoas foram capacitadas como mototaxistas na cidade, inclusive mulheres que viram na atividade uma oportunidade para obter renda trabalhando, enfrentando o desemprego. Como medida de proteção à atividade, a lei proposta pela prefeitura também vetou a exploração do serviço por empresas ou cooperativas, o que, não raro, cria embaraços aos profissionais.

A experiência de Araraquara deu resultados positivos. O serviço de mototáxi na cidade se consolidou e hoje funciona de forma eficiente, como complemento ao transporte coletivo prestado pela Companhia Trolebus Araraquara (CTA).

Cumprindo as regras estabelecidas na regulamentação municipal, o setor registra baixa incidência de acidentes e, por outro lado, contribui para reduzir a frota de carros em circulação, uma vez que muitas pessoas utilizam o serviço de mototáxi durante a semana para se deslocar até o trabalho ou para as instituições de ensino do município.

A publicação da resolução do Contran me deixa extremamente feliz, pois na época da regulamentação do serviço em Araraquara, não foram poucas as vozes contrárias à medida. Tanto na condição de vereador como na de prefeito, o embate foi acirrado e, por vezes, enfrentamos discussões acaloradas que, ao final, acabaram vencidas pelos argumentos técnicos, econômicos e políticos utilizados para respaldar a regulamentação.

Hoje, as motocicletas são importantes auxiliares no desenvolvimento de Araraquara e, mesmo os críticos do passado, entendem a necessidade dos serviços e até se beneficiam deles. Basta ver que o serviço delivery por motocicletas, casos de pizzarias e fast food, é um dos que mais crescem na cidade.

Nesse caso a coragem venceu o preconceito e o fato de Araraquara ter sido a primeira cidade do Brasil a reconhecer e regulamentar a profissão de mototaxista inspirou outras iniciativas. Hoje o Brasil avança na regulamentação, cria uma nova profissão e possibilita condições dignas de sobrevivência a milhares de trabalhadores.

Edinho Silva

Deputado Estadual, presidente do PT do estado de São Paulo e ex-prefeito de Araraquara (2001-2008)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Artigo Máquina humana e óleo do sentimento (I)

Destaco de meu editorial da revista Boa Vontade Educação, especialmente publicada para o Encontro de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), da ONU, no Palais des Nations, ocorrido em Genebra, Suíça, na semana passada: Educação, tema sempre em pauta. Urge ser difundido e encarado, por todos nós, como a trilha segura que encurta a distância social entre as classes. É também eficiente antídoto contra a violência, a criminalidade, as doenças e tudo o mais que dificulta o crescimento salutar de um povo.

Atendendo à solicitação de amigos, apresento trechos da conferência que proferi em 9 de março de 2010, no Rio de Janeiro/RJ, com a participação, via internet, de várias localidades do Brasil e do exterior. Entre os assuntos abordados, estava a Pedagogia de Deus, preconizada por Alziro Zarur (1914-1979), que, ao longo do tempo, fizemos desdobrar-se na tese socioeducacional da Legião da Boa Vontade voltada a aliar o desenvolvimento cognitivo do educando à cultura do respeito plural; por isso, sempre com Espiritualidade Ecumênica, sobre o que lhes tenho sobejamente falado. Daí surgiram respectivamente a Pedagogia do Afeto, para as crianças, e a do Cidadão Ecumênico, para jovens e adultos.


Discorrendo, de improviso, sobre a matéria, afirmei que não basta instruir-se das coisas humanamente racionais. Conforme ressaltei em fevereiro de 1984, dirigindo-me às mulheres envolvidas nas ações da LBV, e posteriormente em artigo na “Folha de S.Paulo”, em 27 de julho de 1986: A instrução, para nós, é aquela que se aprende na escola, no colégio, na universidade, o que mais o seja, e que deve ser associada ao lar, em forma de Educação. Essa aliança é imprescindível. Sem Instrução e Educação não há progresso. Todavia, instruir e educar não é somente ensinar a ler, a mergulhar nos livros. Trata-se, acima de tudo, de iluminar a inteligência para as funções harmônicas do Ser Humano na sociedade. Aliás, esta e o governo devem permanentemente unir-se para estabelecer a estrutura que, de fato, forme uma pátria melhor e um mundo mais feliz. Quanto pior o ensino, pior o futuro. Portanto, ensinar não é apenas transmitir o bê-á-bá da ciência terrena, mesmo que seja a mais elevada Matemática, a Física, a Química, a Astronomia etc. Porque, se não houver o bom alimento para a Alma — iluminada pela espiritualização, que significa mais que educar, e sim reeducar —, esse aprendizado ultrainstrutivo levará o Ser Humano, sem tal boa nutrição, a conduzir o pensamento para atos cada vez mais destruidores. Educar é transformar, reeducar, sob os auspícios da Paz, do Amor e da Justiça, bafejada pela Bondade, e, assim, sublimar o caráter.
Pedro e Adalgiza Periotto



Em Genebra, o dr. Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU; o sr. Nikhil Seth, diretor do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (UN/Desa) do Ecosoc, e a dra. Asha-Rose Migiro, vice-secretária-geral das Nações Unidas, recebem a revista “BOA VONTADE Educação” de Danilo Parmegiani, da LBV. O pronunciamento da LBV na plenária principal do evento da ONU, dirigido às autoridades internacionais presentes, foi transmitido ao vivo pela ONU TV para todo o mundo.

Sem Instrução e, sobretudo, Educação não existe o amanhã. Lembram-se do Plano Marshall, para a Europa, de que já lhes falei tantas vezes? Destaque para a Alemanha, no Ocidente, e para o Japão, na Ásia, com MacArthur (1880-1964), que se reergueram pujantemente. No entanto, a produção desses dois países, e de muitos mais, iria à bancarrota naquele período e em qualquer outro se não fosse preparada a geração em que o ensino tivesse profundidade, que serviria de base às demais.

(Continua)...

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com



Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara/SP


domingo, 10 de julho de 2011

Mototaxistas criam associação e pedem mais tempo para se regularizarem

Mototaxistas criam associação e pedem mais tempo para se regularizarem

Fonte: Araraquara.com

Três bancos descumprem contrato e não recebem contas de luz

Três bancos descumprem contrato e não recebem contas de luz.

Fonte: Araraquara.com

Pedestres reclamam de semáforos para travessia

Pedestres reclamam de semáforos para travessia

Fonte: Araraquara.com

Planejamento falha e CTA cobra tarifa normal no feriado

Planejamento falha e CTA cobra tarifa normal no feriado.

Fonte: Araraquara.com

Revolução Constitucionalista de 1932: “Lembrada por alguns e ignorada por outros tantos”

Revolução Constitucionalista de 1932: “Lembrada por alguns e ignorada por outros tantos”

Moradores do São José e Melhado sofrem com mau cheiro

Moradores do São José e Melhado sofrem com mau cheiro

Fonte: Araraquara.com

Encontro de Carros Antigos será nos dias 23 e 24

Encontro de Carros Antigos será nos dias 23 e 24

Fonte: Araraquara.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Artigo Parece que foi ontem

Estou comemorando 55 anos de trabalho na LBV. Amanhecia 29 de junho de 1956 – Dia de São Pedro e São Paulo. Nasci no Rio de Janeiro. Com 15 anos, num gesto intuitivo, liguei o rádio. Estava no ar a Tamoio. Vivíamos os festejos juninos. Surpreso, ouvi os acordes de “Noite Feliz!” em tempo ainda distante do Natal. E logo vibrou a palavra de Alziro Zarur (1914-1979). Esse fato mudou a minha vida, tal qual a de tantos outros que aguardavam algo que lhes falasse o que precisavam ouvir a respeito de Quem, no dizer de João Batista, nem somos merecedores “de limpar-Lhe o pó das sandálias”: Jesus! Zarur entoava o “Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos homens de Boa Vontade!” (Evangelho segundo Lucas, 2:14.) Naquela hora, como que um raio desceu sobre mim, mas não me fulminou. Pelo contrário: percebi que não sou apenas um produto da carne, posto que certa mentalidade por aí faz alguns pensarem que este mundo seja um açougue. Tenho espírito. Não em resultado de combinações químicas cerebrais, porquanto a inteligência situa-se além do corpo, como que havendo uma mente psíquica fora do cérebro somático. (...) A partir daquele momento, o que foi despertado em mim não poderia surgir de um pedaço de matéria que um dia se transformará na rebelião famélica dos vermes. Ah! Somos alguma coisa bem superior, que sintoniza as estrelas! É essencial ter, portanto, em nós um diapasão que ressoe na grandeza de sua melodia. (...) No mesmo instante, virei-me para minha saudosa mãe, Idalina de Paiva (1913-1994) e, decidido, sentenciei: “É com esse que eu vou!”.

Aprendi nestes anos de vida legionária que ninguém faz nada sozinho. No meu 55º aniversário de trabalho nesta Obra – que luta ininterruptamente por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz – compartilho também essa marca com todos os que, com suas preces e apoio às nossas iniciativas, formam a grande família da Boa Vontade de Deus.


SAUDAÇÃO DE SUCESSO

O Brasil ganha mais um destacado espaço nas Nações Unidas. O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito o novo diretor-geral da agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO). A ele, nossos votos de pleno êxito nessa importante empreitada.

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO

Com o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o Instituto de Educação da LBV, na capital paulista, sediará, a partir desta quarta-feira (29/6) até 1º de julho, sexta, o 10º Congresso Internacional de Educação da LBV.


O encontro apresentará palestras e oficinas pedagógicas direcionadas à formação continuada de profissionais do ensino, com enfoque na qualidade de aprendizado, aliada à Espiritualidade Ecumênica, na construção de uma Cultura de Paz.
Educadores renomados já confirmaram presença. Entre eles: dr. Içami Tiba, psiquiatra; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação — DFIGE/SEB; Vasco Pedro Moretto, Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá; Silvana Pepe, Pedagoga na área de Orientação Educacional e Administração Escolar, especialista em Educação; Jairo de Paula, Professor, Escritor e Conferencista Internacional; Maria Suelí Periotto, Supervisora da Linha Pedagógica da LBV; Sueli Ramalho Segala, ministra aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no Sindicato dos Professores de São Paulo, SINPRO-SP; e Neide de Aquino Noffs, Diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Para se inscrever, acesse: www.boavontade.com/congressodeeducacao ou, ainda, pelos tels. (11) 3225-4590 e 3361-6078.


SOLIDARIEDADE

No domingo, 26/6, retornou ao Mundo Espiritual o ilustre dr. Paulo Renato Souza. Em 1996, ano em que o governo brasileiro proclamou como o da Educação, tive o prazer de recebê-lo no conjunto educacional da LBV, em São Paulo/SP. Ele estava à frente do Ministério da Educação e do Desporto.
Ao seu Espírito eterno, pois ninguém morre, a nossa saudação de Paz. Nossa solidariedade a seus familiares e amigos.

Araraquara vira referência na formação de pilotos de avião




Fonte: Araraquara.com

Trânsito ‘complicado’ e comércio florescente definem Maurício Galli

Trânsito ‘complicado’ e comércio florescente definem Maurício Galli


Fonte: Araraquara.com

Alimento solidário: empresários doam refeições a moradores de rua

Alimento solidário: empresários doam refeições a moradores de rua

Corinthians humilha São Paulo e passa Palmeiras no G-4 do Brasileirão

Sexta rodada foi boa para o Timão e para os quatro times cariocas no Brasileiro

A sexta rodada do Brasileirão foi melhor do que o torcedor do Corinthians poderia esperar. Além da vitória humilhante sobre o líder São Paulo, por 5 a 0, o Timão viu os outros dois integrantes do G-4 perderem. Resultado: com um jogo a menos, encostou no Tricolor na ponta da tabela, com 13 pontos contra 15 do rival e passou o Palmeiras, terceiro, que ficou com 11.

Classificação do Brasileirão

Artilharia

Com três gols sobre o São Paulo, neste domingo, Liedson, camisa 9 do Corinthians, agora aparece entre os principais artilheiros do Brasileirão, com quatro gols. Luan, que desfalcou o Palmeiras neste domingo, e Bernardo, do Vasco, também marcaram quatro vezes no campeonato, mas passaram em branco nesta rodada.

Fonte: R7.com

Câmeras flagram prisão de estelionatários na zona leste de São Paulo




Fonte: r7.com

Prefeitura vistoria o recape nas quatro frentes de trabalho

O Prefeito Marcelo Barbieri – PMDB e o Secretário Municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, vistoriam os serviços de recapeamento asfáltico realizados pelas quatro equipes. Com o recapeamento de um trecho da Avenida Maria Morales, entre a Maurício Galli e a Marechal Arthur Costa e Silva, a Prefeitura atingiu 76 quadras recuperadas no Jardim Imperador. Segundo Marcelo, esse número ultrapassou, e muito, a previsão inicial que era de 40 vias. “Essa equipe ainda vai permanecer no bairro até terminar todo o serviço”, garantiu.

Hoje, 27 de junho, a equipe de recape vai continuar a recuperação da Avenida Maria Morales até a Rua Tenente Brigadeiro Faria Lima. O serviço também será realizado na Rua Humberto A. C. Branco, entre a Maria Morales e a Luiz Dosualdo. Conforme Rozatto, a massa asfáltica utilizada é produzida na Usina de Asfalto do Centralizado da Prefeitura, e leva até três dias para secar. Por isso, ele pede a compreensão dos 
moradores, já que o trânsito de veículos no local fica interrompido durante esse período para não prejudicar a qualidade do asfalto.
Eles também conferiram o recape feito na Rua Pastor João Rodrigues, no Jardim Viaduto, no início da Vila Xavier. No Jardim Brasil, o prefeito e o secretário também foram verificar a recuperação da Avenida Alagoas, entre a Alameda Paulista e a Rua Ceará. No Jardim das Estações uma equipe está concluindo a demanda do bairro, com recape na Avenida Aramando Biagioni entre as ruas Benedito Floro e Professor Clemente Segundo Pinho. Outra equipe também atua no Vale do Sol, além de uma quarta frente de trabalho contratada pela Prefeitura para recuperar trechos da Queiroz Filho, Luiz Alberto, Heitor de Souza Pinheiro e Umberto Landucci.

Fonte: Agenciara.com

Professor da UNIARA o lança livro "Crimes Ambientais - Comentários à Lei 9.605/1998

O Professor de Direito da UNIARA, Silvio Luiz Maciel, lança no dia 30 de junho, o livro "Crimes Ambientais - Comentários à Lei 9.605/1998". A publicação, com 320 páginas, foi produzida em parceria com Luiz Flávio Gomes e será lançada pela Editora RT - Revista dos Tribunais. O evento acontecerá partir das 18h00, na sede da Editora RT, na Rua Conde do Pinhal, 80, no centro de São Paulo.

Maciel é Professor de Direito Penal na UNIARA, e Professor de Direito Penal e Processual Penal na Rede Luiz Flávio Gomes de Ensino - LFG, Advogado, Ex-Delegado de Polícia do Estado de São Paulo e recentemente lançou um livro sobre as mudanças no Código de Processo Penal.

Segundo Maciel, não existem outras publicações específicas que cuidem e comentem de forma detalhada todos os artigos da Lei de Crimes Ambientais. “Além de ser o primeiro do gênero, o livro aborda também as recentes alterações da Lei 12.408, que trata dos crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural. Outro diferencial da obra é a participação dos renomados advogados Valério de Oliveira Mazzuoli e Patryck de Araújo Ayala, comentando sobre Direito Internacional Ambiental”, conclui.


Fonte: Agenciara.com

Ex-Ministro da Educação Paulo Renato Souza morre em São Roque - SP

Ex-Ministro da Educação no Governo FHC, Paulo Renato Souza morreu ontem, após um infarto, em São Roque - SP, onde passava o feriado de Corpus Crist. Ele completaria 66 anos e deve ser velado na Assembleia Legislativa na Capital paulista. Gaúcho de Porto Alegre, Paulo Renato foi um dos fundadores do PSDB em 1988.

Dentre as suas maiores realizações à frente do MEC, está à criação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Paulo Renato ocupou diversos cargos públicos no Brasil e no exterior, incluindo o de Gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em Washington.

Eleito Deputado Federal em 2006 - se licenciou do cargo em 2009 para assumir a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante o Governo do amigo José Serra. Paulo Renato já havia sido Secretário da Educação do Estado – 1984/1986 no Governo Franco Montoro e Reitor da Universidade Estadual de Campinas – 1987/1991 durante o Governo Orestes Quércia. Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Renato obteve o seu Mestrado na Universidade do Chile e o Doutorado na UNICAMP, onde tornou-se Professor.


Fonte: Agenciara.com

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Artigo Uma visão de Jesus

Estamos na semana em que se comemora "Corpus Christi".

Achei, nos meus alfarrábios, texto que publiquei, em 1986, na "Gazeta de Notícias", do Rio de Janeiro/RJ, no qual me pergunto: Quantos já alcançaram que um pensador libertário como Jesus não pode ficar aprisionado entre quatro paredes de um templo ou ter sua mensagem reduzida por analistas que, por mais veneráveis que sejam, por vezes, confundem "germano com gênero humano?".


Os religiosos iluminados pelo espírito de concórdia e os cultores do pensamento sem algemas, enfim, os homens de mente aberta, crentes e ateus, pressentem isto sem dificuldade. Desejam ver a excelente influência altruística do Cristo clarear todos os setores da sociedade. Não podem abrir mão de tão extraordinária e sublime competência.


Jesus foi cientista, quando, por ordem do Senhor do Universo, ergueu este planeta que habitamos; economista, quando multiplicou pães e peixes e não deixou perder o que sobejou; filósofo, quando desenvolveu Sua divina doutrina; psicólogo, quando a adequou ao conhecimento das massas populares; pedagogo, quando a ensinou por parábolas; religioso, quando, convivendo com o povo e pregando aos sacerdotes no templo desde os 12 anos de idade, lhes transmitiu normas de conduzir suas existências no mundo, de maneira a merecerem a vida eterna; incentivador do progresso do ser humano pelo esforço próprio, quando advertiu que a cada um será dado de acordo com as suas obras: o Cristianismo não é escola de ociosidade; legislador e político, quando expôs, por intermédio de João Evangelista, que Deus é Amor e que, por isso, todos precisam cumprir a lei de solidariedade humana e social, amando-se uns aos outros tanto quanto Ele mesmo nos amou: "Não há maior Amor do que doar a própria vida pelos seus amigos" (Evangelho segundo João, 15:13). Com isso, convocou o mundo à maior das reformas, que deve preceder a todas as outras, a do ser humano, pelo conhecimento dos seus valores espirituais: "Buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas" (Evangelho consoante Mateus, 6:33), postulado de Jesus para a formação da economia da solidariedade humana, componente básico da estratégia da sobrevivência, que propomos para que haja uma sociedade solidária, altruística, ecumênica.


Eis aí. O ecumenismo é porta aberta à Paz. Tudo isso pode parecer utopia num orbe saturado de ódios e contendas de todos os matizes. Entretanto, a Humanidade, sabendo ou não, anseia clima espiritual e social menos poluído. Tendo alcançado o conhecimento superior a respeito do que fazem neste burgo planetário e cientes de que sua vida prosseguirá após a morte, a mulher e o homem, mais dia, menos dia, saberão valer-se de todas as riquezas da Terra, sem delas tornarem-se escravos.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com



Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara/SP

Ensino de qualidade é tema de congresso de educação da LBV

Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a Legião da Boa Vontade realizará seu 10º Congresso Internacional de Educação. Sob o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o evento ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP). O encontro, que reúne pesquisadores e docentes, estudantes de Pedagogia, gestores de instituições escolares e profissionais de áreas afins, objetiva fomentar a discussão sobre a importância de se agregarem valores à formação intelectual do discente, visando um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, essenciais para a promoção da Cultura de Paz.

Palestrarão no congresso Içami Tiba, psiquiatra, consultor de família e escritor; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Neide de Aquino Noffs, doutora em Educação, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Jairo de Paula, mestre em Educação, pós-graduado em marketing empresarial, especialista em artes cênicas e musicoterapia; Silvana Pepe, licenciada em Letras, pedagoga nas áreas de Orientação Educacional e Administração Escolar, consultora educacional e assessora pedagógica; Sueli Ramalho Segala, graduada em Letras, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e graduanda em Letras/Língua Brasileira de Sinais (Libras); Vasco Pedro Moretto, mestre em Didática das Ciências, licenciado em Física e especialista em Avaliação Institucional; e Suelí Periotto, pedagoga e mestranda em “Educação: Currículo”, supervisora da linha pedagógica da LBV e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto.


A programação ainda abrange 14 oficinas pedagógicas: “Apresentar valores versus educar com valores”; “Contando histórias para aprender e brincar”; “Cultivando novas ideias: inovando o conhecimento da arte”; “Descobrindo o encantamento do alfabetizar”; “Dinâmica da vida: o contexto na aprendizagem”; “Estimulação motora e seu papel no desenvolvimento infantil”; “Leitura e avaliação: estratégias para fidelizar o educando”; “Literatura infantil: contar e encantar”; “Motivação contínua nas ações da educação infantil e séries iniciais”; “Musicalização para um despertar interdisciplinar”; “O brincar como eixo norteador do desenvolvimento e da aprendizagem”; “Resolução de situações-problema: um desafio”; “Trocando figurinhas na arte de aprender brincando”; e “Utilizando novas tecnologias nas aulas de Ciências Humanas”.


As inscrições para o congresso podem ser feitas no hotsite
www.boavontade.com/congressodeeducacao ou pelos tels. (11) 3361-6078 e 3225-4590.


Metodologia de ensino que alia valores ao intelecto


Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista e educador José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas sociais da Instituição, a linha educacional da LBV é formada pela Pedagogia do Afeto, que direciona as atividades para crianças até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizado a partir dos 11 anos. Essa proposta pedagógica, cujo objetivo primordial consiste na promoção da Cultura de Paz, possui metodologia própria: o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), por meio do qual os educandos são continuamente incentivados à pesquisa. Outro diferencial desse método é a vivência dos valores éticos, ecumênicos e espirituais, que é estendida às comunidades em que os alunos estão inseridos. Vale ressaltar que as unidades escolares da Instituição, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm compartilhado com as organizações que as procuram as boas práticas empreendidas, que refletem positivamente nos espaços frequentados pelos estudantes.







Breno Silvério
Assessoria de Comunicação da LBV
Araraquara/SP

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dimas Ramalho e Marcelo Barbieri tem reunião com Ministro do Turismo para tratar da FACIRA 2011

O deputado federal Dimas Ramalho (PPS) agendou uma audiência com o Ministro do Turismo Pedro Novais, para tratar, junto com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), tratarem, dentre outros assuntos de interesse do município, da realização da edição da FACIRA (Feira Agro Comercial e Industrial de Araraquara). A reunião está marcada para amanhã, terça-feira (14/3), às 19h00, no gabinete do Ministério do Turismo.

Em um esforço conjunto, solicitado pelo presidente da feira, Renato Haddad, deputado e prefeito solicitarão a liberação de recursos e a participação da Pasta e do Governo Federal na feira. Em 2010, Dimas Ramalho apresentou emenda parlamentar no valor de R$ 400.000,00 ao Orçamento Geral da União (OGU), direcionada ao Ministério do Turismo para a ação específica de realização desta edição.

"Nossa feira tem um grande diferencial que é referencia para todo o país Além de ser o maior evento multisetor da região e um das maiores do Estado, o caráter de compromisso social, filantropia e a responsabilidade com as nossas instituições assistenciais e atendidos, transforma a FACIRA em uma das grandes marcas que Araraquara possui", argumenta o deputado.

Esta edição da FACIRA, acontecerá de 11 a 16 de outubro, diferentemente dos anos anteriores quando durante 10 dias, acompanhava as festividades de aniversário da cidade, no mês de agosto, como parte do calendário municipal de eventos. Até esta data, estarão concluídas importantes obras como revitalização e reforma dos pavilhões, e a disposição de um anfiteatro.

A feira, que não foi realizada em 2010, promete voltar este ano com um novo formato, que visa aumentar a participação da população e reforçar a característica de negócios do evento. Em mais de 50 mil metros quadrados divididos em pavilhões temáticos no recinto do CEAR (Centro de Eventos de Araraquara), a FACIRA tem como forte referencia no trabalho que realiza em favor de mais 45 entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social e que são beneficiadas com os recursos advindos da realização da feira.

sábado, 11 de junho de 2011

Bueno de Andrada promove hoje e amanhã o II Festival Delícias do Milho

O Distrito de Bueno de Andrada recebe hoje e amanhã a segunda edição do Festival Delícias do Milho. A expectativa é atrair 40 mil pessoas no final de semana. Segundo o Prefeito Marcelo Barbieri - PMDB, com a realização do festival, Bueno de Andrada reafirma sua vocação para o turismo gastronômico. O público que comparecer ao Distrito neste sábado e domingo das 10h00 às 24h00, será recepcionado por Fernanda Catelani, Rainha do Festival; Suellen Neves e Julia Amorim, respectivamente 1ª e 2ª princesas.

As barracas na Praça Central irão oferecer todos os pratos típicos feitos com milho, entre eles, curau, pamonha e bolo. O prato de destaque é o “Trem de Milho”, feito exclusivamente para o evento. A receita tradicional espanhola é produzida com milho verde, recheios opcionais de carne seca ou frango e mussarela, cebolinha verde, acompanhada de bolinhos de milho. Conforme o idealizador do Festival, 
Théo Bratfisch, os participantes da área de alimentação passam por cursos de capacitação profissional para garantir produtos de qualidade. “Todos participam de palestras sobre noções de higiene na manipulação de alimentos, seguindo normas técnicas da Vigilância Sanitária”, afirma.

No Festival Delícias do Milho, o publico poderá assistir a apresentação do “Casamento Caipira” encenado pelo grupo de teatro Entre Atos, no sábado e domingo, a partir das 13h00. Na parte musical se apresenta no sábado, a dupla Roberto e Cristiano, às 21h00. No domingo, o grupo Viola Cabocla, às 18h00 e da dupla João Carlos e Bruno, às 20h00. O evento também terá feirinha de artesanato, parque inflável, trenzinho animado, passeio de bonde com pônei e lojinha AAPA. O Festival Delícias do Milho conta com apoio logístico da Subprefeitura de Bueno de Andrada, em parceria com SESC/SP, Centro Paula Souza, SEBRAE/SP, ITESP, FAESP/SENAR e Sindicato Rural de Araraquara, entre outras instituições e empresas.


Confira aqui no Blog Morada News em breve as fotos do Festival do Milho em Bueno de Andrada.

Fonte: Agenciara.com
Fotos: Prefeitura de Araraquara

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hoje tem Feirinha de Adoção de Animais Carentes no Supermercado Ricoy

Acontece hoje mais uma edição da Feirinha de Adoção de Animais Carentes, realizada pela Gerência de Saúde Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio e a participação de associações protetoras de animais de Araraquara. O evento será realizado no Supermercado Ricoy, das 09h00 às 13h00. São aproximadamente 20 filhotes de cães e 10 de gatos, que estarão disponíveis para adoção, além de quatro cães adultos vítimas de maus tratos.

O objetivo da Feirinha de Adoção de Animais Carentes é encontrar novos lares para cães que foram abandonados ou perdidos e também alertar para a posse responsável. As associações protetoras de animais lembram que abandonar animal é crime, de acordo com a Lei Federal 9605/98. Os voluntários das associações, durante a Feirinha, divulgam informações sobre a posse responsável, mostrando aos interessados que a adoção é um ato de responsabilidade.

Para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 18 anos, apresentar RG, comprovante de endereço e se comprometer a castrar o animal adotado. Os interessados em adotar gatinhos devem levar uma caixa para transporte do animal; já para adoção de cachorros devem levar coleira e guia. Os animais adotados serão todos vermifugados. O Supermercado Ricoy fica na Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira/Via Expressa, 2787.


Fonte: Agenciara.com
Foto: Internet